Powered By Blogger

terça-feira, 4 de outubro de 2011

5 melhores filmes de Al Pacino

      Nunca tive um ator que eu gostasse mais do que outro, esse é um tipo de sentimento que pra mim sempre muda conforme vejo uma grande sequência de bons filmes com o mesmo ator. No começo dos anos 90 por exemplo, eu gostava muito do Tom Hanks e passei a acompanhá-lo depois de Forrest Gump. 
      Nos últimos 8 anos estou curtindo e pesquisando tudo que encontro de Al Pacino. Não sei se tem a ver o fato de ser mais difícil encontrar um filme clássico do que um atual, mas ultimamente tenho observado o cinema de outra forma. Nos últimos 20 anos gastei meu dinheiro com "cinema" de várias maneiras: primeiramente indo ao próprio cinema, em segundo alugando filmes das locadoras e agora por último estou fazendo coleção de DVD. Fazer coleção não é tão simples, principalmente dos filmes que existiam em fita e ainda não foram gravados em DVD. Muitas vezes só mesmo comprando cópia pra ter o filme em casa.
      Meu gênero preferido de filme também muda com o passar do tempo. Comecei gostando mais de terror, depois ação, filmes de máfia e por ai vai... Não sei explicar mas hoje se alguém me perguntar respondo que gosto de clássicos e que no momento os filmes de "Al Pacino" tem sido meu alvo principal, amanhã poderá ser outro ator ou outro estilo de filme, enquando esse dia não chega ai vai minha lista com os 5 melhores filmes de Alfredo James Pacino, americano filho de italianos e que hoje já esta com mais de 71 anos:

   Este filme é tão bom que merece até camiseta, por isso já tenho a minha! Scarface original é de 1932 mas estou me referindo a versão de 1983 onde Al Pacino interpreta um refugiado cubano (Tony Montana) que resolve entrar no mundo do crime. Sem ter nada a perder, Montana passou a perceber que o crime e o assassinato era a única forma de levá-lo ao topo com rapidez. Logo se tornou o maior gângster da região. Seu desejo por poder era maior que tudo. Sem maiores desafios, sua ambição passou a corroê-lo como a cocaína que consumia. Abandonado pela família e pela esposa (Michelle Pfeiffer) Tony resolveu enfrentar a todos sozinho e acabou sendo fuzilado em sua própria mansão. Mas antes metralhou muitos que chegaram perto dele.
   O nome original deste "O pagamento final" é "Carlito's Way" de 1993. Al Pacino interpreta Carlito, um ex-mafioso que retorna a sua cidade para tentar viver longe do crime e com sua companheira (Pennelope Ann). Seu grande amigo e advogado (Sean Penn) fez um grande trabalho aliviando sua condenação. Ao lhe retribuir o grande favor Carlito se mete numa confusão pois seu advogado havia criado inimigos muito fortes. A volta ao crime lhe custou muito caro e o final é bem ao estilo Briam De Palma, o mesmo diretor de Scarface.
   Falar de "O Poderoso Chefão" não é tarefa fácil, portanto, vamos por partes. No primeiro filme lançado em 1972, Michael (Al Pacino) era apenas o menos cotado para assumir o cargo deixado por Don Vito Corleone (Marlon Brando). Quem assiste a primeira vez não repara muito nele e sim nos seus irmãos interpretados por Robert Duvall (Tom Hagen), James Caan (Sonny) e John Cazale (Fredo). Mas isso só até o momento em que Michael se vinga de um dos inimigos de seu pai que havia tentado matá-lo. Com a morte de Sonny (o mais bravo dos irmãos), Michael Corleone passa por mais duas continuações (1974 e 1990) ostentando o cargo de "Godfather" com o mesmo comando e respeito perante a família como fazia seu pai. A direção é de Francis Ford Coppola.
   "Um dia de cão" é uma versão da história real do assalto a um banco mal sucedido que aconteceu em 1972 e virou filme em 1976. Al Pacino interpreta "Sonny Wortzik" e John Cazale (o mesmo que trabalhou com ele no Poderoso Chefão) era "Sal". Um assalto muito atrapalhado que era pra levar 10 minutos se tornou um verdadeiro circo de mais de 12 horas. O filme de 124 minutos resume bem os fatos marcantes dessa história tensa e de seu desfecho bem surpreendente.
   "Perfume de Mulher" de 1992 é um filme baseado num drama italiano de 1974 "Profumo di donna". Al Pacino interpreta um ex-militar cego "Frank Slade". Muito frustrado mas ainda orgulhoso, Frank resolve passar uma noite muito especial em Nova Iorque antes de se matar. Ele contrata um jovem para ajudá-lo com seu plano (Chris O' Donnell), mas acabam virando amigos. A cena marcante do filme é quando Frank surpreende todo mundo dançando tango ("Por una cabeça" de Carlos Gardel) com a atriz Gabrielle Anwar... sem dúvida o ponto alto do filme. 

2 comentários:

  1. scarface é mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Vagner disse:
    Meu preferido é Perfume de Mulher e também gosto de Simone...mas a sua lista ta du caralho !!!

    ResponderExcluir