Powered By Blogger

sábado, 8 de outubro de 2011

O mito rebaixamento do São Paulo

      Quero esclarecer neste Blog uma questão futebolística muito polêmica que muita gente não sabe responder de uma forma que fica claro pra todo mundo entender: O São Paulo Futebol Clube já caiu pra segunda divisão ou não? Você já deve ter ouvido falar nisso, como também já ouviu alguém dizer que o São Paulo caiu mas não jogou, outros (principalmente rivais) dizem que caiu e disputou e outros (são paulinos) dizem que não aconteceu nada disso pois se caiu em 1990 como foi campeão paulista em 1991? Por que então a resposta de uma pergunta tão simples é tão complicada?
     Primeiramente, a resposta parece simples mas não é. Isso porque essa coisa de cair para a segunda divisão e disputar sem virada de mesa é uma situação nova no Brasil. O que é exatamente virada de mesa?
      Virada de mesa é mudar o regulamento depois da competição iniciada. Quando o Fluminense caiu para a segunda divisão em 96 e teve virada de mesa em 97 foi a gota d'agua do limite do abuso que havia no futebol brasileiro até aquele momento. O Grêmio já tinha caído também em 91 e voltou em 93 com virada de mesa. A última virada de mesa do futebol brasileiro foi quando o Fluminense foi campeão da "Série C" em 1999 e voltou direto pra "Série A" em 2000 (o campeonato brasileiro naquele ano se chamou Copa João Havelange) sem passar pela "Série B".
      Cair pra segunda divisão do campeonato brasileiro e disputar a segunda no ano seguinte só passou a ter credibilidade quando o Palmeiras e o Botafogo caíram em 2002 e disputaram a segunda em 2003. Dai em diante quem caiu nem cogitou virar a mesa. Essa virada de mesa era um "câncer" no futebol brasileiro que levou quase 100 anos para poder curar de vez. O campeonato brasileiro da segunda divisão passou a ter um enorme valor depois disso. O campeonato de pontos corridos passou a ser a única forma de disputa tanto da série A quanto da série B. Só pra lembrar, de 1971 (ano que o campeonato brasileiro começou a ser disputado) até 2002, a forma de disputa dos campeonatos modificava-se praticamente todo ano. 

      Agora voltando ao caso do São Paulo, o que aconteceu no campeonato paulista de 1990? Das 24 equipes que disputaram o campeonato paulista de 1990 o São Paulo não conseguiu ficar entre as 12 primeiras que passariam para a segunda fase, portanto, se juntou aos outros 11 times que se dividiram em 2 grupos de 6. Essa repescagem classificava o campeão de cada grupo para se juntar aos 12 que se classificaram lá no começo do campeonato. O São Paulo não foi o campeão do grupo e por isso ficou de fora do restante do campeonato sem brigar mais por nada (nem título nem medo de cair). O regulamento era confuso mas tudo foi cumprido dentro do que foi planejado. Sem virada de mesa como alguns orgãos da imprensa desinformada e sensacionalista costumam dizer.
JORNAL PUBLICA NOTÍCIA QUE NÃO PROCEDEU
      Como o regulamento do campeonato paulista de 1990 previa que não haveria rebaixamento naquele ano e que no ano seguinte o campeonato de 1991 contaria com 28 equipes (as 24 de 1990 + 4 que subiram da segunda divisão) o São Paulo quando se sentiu sem chance de classificação na repescagem, usou o restante do campeonato para testar jogadores para o campeonato brasileiro (no qual foi vice campeão) que começaria no meio do ano (depois da Copa do Mundo) e terminou o paulistão daquele ano na 15° posição num campeonato de 24 clubes. O relaxo foi tão grande que alguns jogos foram disputados com estádios vazios enquanto acontecia a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Não houve comoção, desespero ou tudo aquilo que a gente sabe quando envolve um rebaixamento de um time grande. Talvez seja por isso que ninguém lembra do paulistão de 1990!  
      O São Paulo não caiu para a segunda divisão, ele apenas não se classificou para a segunda fase do torneio onde concorreria ao título e também não conseguiu vaga na repescagem. Hoje em dia a expressão "segunda divisão" tem outro significado, mas em 1990 soava como segundo escalão de clubes, ou seja, uma chave mais fraca, mas que concorria ao título. O São Paulo pagou um preço alto em 1991 pois não jogou nenhum clássico na primeira fase, mas depois acabou sendo beneficiado por ter classificado com facilidade e logo conquistou o título. Como eu já havia dito, tudo isso já estava previsto no regulamento sem virada de mesa, o que não se previa era que o São Paulo não conseguiria estar no bloco de elite e que não conseguiria uma vaga na repescagem. Uma mentira contada várias vezes acaba se tornando uma "verdade". Alguns jornais publicaram o fato do São Paulo não se classificar na repescagem como uma "queda para segunda divisão", mas quem escreveu isso não leu o regulamento e depois teve que se justificar e explicar o que de fato aconteceu, ou simplesmente quis publicar uma reportagem sensacionalista para vender.
      Hoje em dia é fácil entender como um campeonato funciona mas nem sempre foi assim. Os dirigentes sempre foram confusos. Já tivemos campeonato no passado que até renda e público era critério para bonificação de 1 ponto para favorecer times grandes.
      Sem o São Paulo na segunda fase do campeonato de 90, a disputa seguiu com dois grupos de 7 onde Bragantino (futuro campeão) e Novorizontino foram os campeões de seus grupos e disputaram a final. 
  
Campanha do São Paulo em 1990:
(veja você mesmo que a campanha não foi de time rebaixado)


Ponte Preta 0X0 São Paulo
São Paulo 2X1 Juventus
América 1X0 São Paulo
São Paulo 1X0 Ituano
Catanduvense 0X1 São Paulo
São Paulo 0X0 Noroeste
Ferroviária 3X2 São Paulo
São Paulo 1X1 Botafogo
XV de Jaú 1X0 São Paulo
São Paulo 3X2 São Bento
Santo André 1X0 São Paulo
São Paulo 0X1 XV Piracicaba
Santos 0X1 São Paulo
Mogi Mirim 1X0 São Paulo
São Paulo 0X0 Corinthians
São Paulo 0X2 Palmeiras
São Paulo 4X0 São José
Bragantino 0X0 São Paulo
Portuguesa 0X2 São Paulo
União São João 0X0 São Paulo
São Paulo 1X1 Novorizontino
São Paulo 4X1 Inter de Limeira
Guarani 1X0 São Paulo 


Repescagem:
São Paulo 2X1 Ponte Preta
Inter de Limeira 1X2 São Paulo
Santo André 1X0 São Paulo
São Paulo 1X1 Botafogo-RP
Noroeste 0X3 São Paulo
Ponte Preta 1X3 São Paulo
São Paulo 1X1 Inter de Limeira
São Paulo 0X1 Santo André
Botafogo-RP 1X1 São Paulo
São Paulo 6X1 Noroeste

      Em 1991 o São Paulo ficou no grupo "B" com as equipes que não passaram para a segunda fase do paulista de 90 mais as 4 equipes que subiram da segunda divisão formando um grupo de 14 times, e no grupo  "A" ficaram os 12 times que se classificaram  na primeira fase mais os dois da repescagem somando um total de 14 times também. Todos os times se enfrentaram dentro de seus grupos. No grupo "A" classificaram-se 6 equipes para a segunda fase enquanto no grupo "B" se classificaram duas (São Paulo e Inter de Limeira). Depois disso dois grupos de 4 equipes foram formados e o melhor de cada grupo foi pra final. Os grupos ficaram assim:

Grupo A                              Grupo B
Corinthians                          São Paulo
Portuguesa                          Palmeiras
Inter de Limeira                    Guarani
Santo André                         Botafogo-RP

      Corinthians e São Paulo se classificaram dentro de seus grupos e fizeram a final do Campeonato de 1991. O São Paulo venceu a primeira partida da final por 3X0 (3 gols de Rai) e o segundo e decisivo jogo terminou 0X0 e o São Paulo foi o campeão do torneio.  

      OBS: Em relação ao campeonato brasileiro, somente 5 times do Brasil jamais caíram para segunda divisão até o momento: São Paulo, Flamengo, Santos, Cruzeiro e Inter.  

     Segunda observação: Este assunto sempre volta a ser discutido na imprensa após a queda de um time grande paulista para a segunda divisão. Eu tinha 13 anos em 1990 e me lembro de cada detalhe deste campeonato polêmico e do seguinte de 1991. Nem mesmo alguns jogadores do São Paulo e o Técnico Telê Santana em entrevistas sabiam explicar exatamente que tipo de campeonato estavam participando devido ao regulamento extremamente confuso, no qual o São Paulo foi o campeão de 1991, tornando assim uma utopía ter sido rebaixado um ano antes.

Para mais informações, sugiro pesquisa no Blog do jornalista  Vitor Birner e do Paulo Vinícius Coelho da ESPN.     

2 comentários:

  1. Não sabia dessa história, achava que tinha caido mas não tinha disputado. Aquele Milton Neves é um mentiroso fdp.

    ResponderExcluir