Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Metal Nacional

      Gostar de música eu gosto desde quando me conheço por gente. O rock sempre foi o meu estilo musical preferido. Dai para entrar no metal foi um pulo. Nos anos 90 foi assim: eu ouvia um som que algum amigo me mostrava o disco ou tocava no rádio e já ia na loja com várias moedas adquiridas com troco de pão ou com passe escolar que eu vendia para poder comprá-lo... e ia para a escola a pé contente com o disco em casa me esperando. Depois que arrumei meu primeiro trampo melhorou muito e meu foco era comprar tudo aquilo que eu sempre quis ter mas não podia porque não tinha grana. Justamente neste ano (1995) as lojas estavam trocando os discos por CD's. Eu já tinha uma quantidade razoável de discos se somados junto com os dos meus 2 irmãos... mas tinha que trocar tudo por CD. Esse processo levou anos e perdi muito tempo com isso! Quando entrei nos anos 2000 estava pronto para as coisas novas. Uma destas coisas era o metal nacional
      O metal nacional já existe desde os anos 80 mas eu não tinha idade e nem recursos para buscar informações sobre ele. Nos anos 90 já pude acompanhar mais de perto, principalmente as bandas mais famosas como Sepultura, Angra e Viper. 
      Quando eu ouvi o Torture Squad pela primeira vez eu passei realmente a acreditar nas informações que tinha dos meus amigos de que algo novo estava acontecendo na cena e eu precisava me reciclar! Logo passei a frequentar eventos só com bandas que tinham no mínimo uma "demo-tape" ao invés de bandas covers. No final de 2001 vi que o movimento tinha força mas não tinha informação e organização. Havia muitos eventos com bandas boas mas com pouca platéia, sendo que na região de Mauá tinha muita gente que curtia rock/ metal. Também acontecia de ter 2 eventos no mesmo dia. Eu tinha que fazer alguma coisa!!! 
      Tive a idéia de criar um fanzine que carregava o nome da cidade e nele colocar informações que podiam concentrar o maior número de pessoas num único evento, seja ele onde fosse. Deu certo! Estava mergulhado de cabeça num mundo onde várias bandas me mandavam material com CD, demo-tape, release, foto de divulgação, flyers com as datas de shows e todo tipo de material. Mês a mês o fanzine ganhou força e eu não estava dando mais conta sozinho, foi ai que o meu grande amigo Roberto Vágner (Bertz) passou a me ajudar e dividir as tarefas comigo até mais ou menos 2005.
      Entre 2002 e 2005 minha vida estava totalmente voltada para o metal nacional. Fiz muitas amizades com pessoas de São Paulo e das cidades vizinhas, mas ainda não era o suficiente pra mim e também passei a organizar eventos com o maior foco no salão Vila Vitória e na Gruta Santa Luzia ambos em Mauá. Eu considero esse período o  grande auge do metal no ABC. Tínhamos eventos não só em Mauá mas em Santo André (Parque da Juventude), Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, enfim, o que o movimento punk significou no ABC nos anos 80, tivemos o metal na mesma proporção entre 2001 e 2005. Só quem conviveu pode confirmar. Todo final de semana tinha um som pra ir! Pela primeira vez também vi união entres os motoclubes da região com o movimento rock/ metal, coisa que não acontecia nos anos 90!     
      Depois de quase ser preso na condição de organizador de um evento em que vândalos provocaram a polícia, resolvi criar eu mesmo uma sede para tudo isso acontecer num local seguro (o salão que servia de garagem de minha própria casa). Montei um bar para colocar toda essa gente e as bandas para tocar sem ter que me preocupar com locação de espaço, equipamento, etc.
      Esse bar ficava na casa onde morava com meus pais no Jd. Itapeva e se chamava "Black Sab'bar". Muita coisa boa rolou lá em 3 anos de existência. Muitos boatos surgiram depois que o bar fechou mas na verdade o único motivo foi a empresa que meu pai trabalhava ter chamado ele novamente para trabalhar mesmo aposentado (uma oportunidade única). O bar nunca teve fins lucrativos (eu já trabalho no ramo da indústria metalúrgica há 13 anos), tanto é que só funcionava finais de semana. Fazia tudo pelo prazer de curtir tudo o mais próximo possível... e até que entrava uma graninha suficiente pra não ficar no prejuizo e principalmente não deixar meu pai zangado... afinal a casa era dele!
      O fechamento do bar colocou um ponto nesta minha fase 100% metal. Foi um período muito especial e divertido da minha vida. Sinto muita saudade do pessoal que colava toda sexta pra ouvir um som, tomar um caldo, jogar bilhar, ver uns clipes que eu gravava do extinto "Furia metal MTV" e principalmente tomar umas geladas.    
      Acredito ter contribuido com a cena da melhor maneira que pude! Hoje em dia estou ouvindo muito mais coisas e não somente metal, isso não quer dizer que parei de curtir... e ainda me considero da velha guarda de Mauá mesmo morando em São Bernardo! 
   
Já tocaram no Black Sab'bar:
Battle Wild
Ninrod
No-Race
Thythunder
The Candle
Banefull
Em Ruinas
Mortuorum
Blasthrash
Kremate
Zênite
Violent
Leucócitos
Misfits cover
Raging Fire
Alcoholicoma
Soulitary
Nefastun
Disarm
Bywar 
(todos os shows aberto ao público)

     Os "direitos" do fanzine estão com o Bertz onde ele carrega bravamente até os dias de hoje. Muitas e muitas bandas já enviaram material para o fanzine que em 2005 passou a se chamar "Mauá Unidos pelo Metal". O que começou como uma brincadeira hoje é um dos fanzines mais respeitados do Brasil com contato até no exterior. Até a 41° edição lançada no ano passado (ao lado) mais de 700 bandas já tiveram seu nome citado em alguma matéria. Saudações especiais para algumas delas que tive a oportunidade de conviver mais de perto, seja com presença num show, comprando um CD ou até mesmo tomando uma no boteco:

Prophetic Age              Perpetual Tears                 Crematorium              Bywar
Harppia                        Massive Lust                    Andralls                     Alcoholicoma
Santuário                     Midnightmare                    Claustrofobia              Disarm
Salário Mínimo             Corpses Conductor            Rising                        Nefastun
Stress                         Garden of Genocide           Dr. Sin                       Raging Fire
Virus                           Corsário Negro                  Abside                       Leucócitos
Platina                         Affliction                           Executer                    Violent
Centurias                     Empire of Souls                Clawn                         Zênite
Kamikase                    Imperial Devastation          Revival                        Kremate
Dorsal Atlântica            Mesemon Ecrof                Kriptya                       Blasthrash
Chakal                         Apokalyptic Raiders          Farscape                    Mortuorum
Vulcano                       Corpse Christ                    Pandora                     Em Ruinas
Krisium                        Triumph                            Evil War                     Banefull
Overdose                      Arum                               In Hell                        The Candle 
Attomica                      Ocultan                            Soulitary                    Thythunder
Hellish War                  Side Effectz                      Guillotine                    No-Race
Dragon Heart                Breakdown                       Drowned                     Ninrod
Magister                      Prepared to kill                  Anarkhon                    Battle Wild
Eternal Maledction        Chemical Disaster             Agressor                     Horned God
Endless War                Nervo Chaos                     Scars                         Sarcófago
Evil Mayhem                Comando Nuclear              Funeratus                   Korzus 
Pullverizer                    Sex Thrash                       Violator
Sanctorum                   Sounder                           Hipnoid
Infected                        Deluge Master                 Oligarquia

6 comentários:

  1. Porra.. que muito loko... black sab'bar.. mó nostalgia.. muito bom aqueles anos... varias historias... parabens pelo texto André

    Pardal(ex baterista fundador da banda Leucócitos) hehehe metido né.. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Noiva do Boca Junior comenta:

    Posso indicar seu blog como parceiro de outro blog que conheço do mesmo seguimento (parecido) com o seu??? Seria interessante pra divulgação um dou outro...

    ResponderExcluir
  3. dahora andré... queria indicar as bandas que faltam hoje pra você colocar que estão na cena de uns anos pra cá que divulguei no zine mas o numero é muito grande (quase 10x mais que antes). aos poucos vou passando, mas preciso me organizar aqui ehehe. abraço. E o Pardal é o fundador da banda com a formação original mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Noiva do Boca Junior:

    Oi Andre, passei pra te dar um toque, seu blog já está como parceiro do blog meninasheadbanger, tem um bannerzinho do seu lá, acho que vc precisa dar uma linkada lá, para ativa-lo OK. Ai vai:

    http://www.meninaheadbanger.com.br/p/parceiros_10.html

    ResponderExcluir
  5. VoodooPriest é a nova banda do Vitor ex Torture Squad. Pra mim hoje a melhor banda do Metal Nacional!

    ResponderExcluir