Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

Trilogia das cores

      É preciso separar a ação da arte quando se quer apreciar o que há de melhor no cinema francês. A compreensão das cenas é o que menos importa, é preciso degustar os movimentos, o silêncio e principalmente o áudio original. 
      Neste post vou falar especificamente do que observei nesta trilogia. É claro que há muito mais coisas filosóficas para se discutir além das cenas que vou citar. Vou começar pelo primeiro da série , o azul (Bleu) de 1993...sem dúvida o mais dramático!  Para quem não compreendeu ainda os três filmes simbolizam as cores da bandeira da França. Não tem nada a ver com a história da bandeira, tem a ver sim com a visão do diretor polonês Krzystof Kieslowski, representando em histórias de vida: a Liberdade, a Igualdade e a fraternidade.  
      As cenas são realmente mais ricas em detalhes do que em diálogos. O Azul na bandeira da Fraça representa a Liberdade e esta sempre presente na história de "Jullie" (Juliette Binoche). Viúva de um compositor famoso. O acidente de carro no qual ela conduzia também ocasionou na morte de sua filha. A depressão esta sempre presente em sua vida. Jullie se torna fria e o filme ganha um ar misterioso. Sentindo-se culpada, mudou-se para um lugar pior, visitou sua mãe doente que não fazia há anos, fez sexo com um homem que sempre foi apaixonada por ela. Tudo parecia levar a tortura de si própria ou até de um suicídio. Mas Jullie se junta com seu "caso sexual" e decidem terminar a obra de seu ex-marido. Algumas notas dramáticas orquestradas são tocadas ao longo do filme, o que merece meu destaque. Não vou contar o final, até porque você precisa assistir os 3 para saber onde as histórias se cruzam. Toda a amargura é deixada de lado para compor o restante da música (inspirada pelo amor e pela dor). A liberdade é a escolha feita por Jullie de esquecer o passado e seguir a vida (por mais dura que seja) pra frente. OBS: Não recomendado para pessoas que acordam de ressaca ou pós término de relacionamento na segunda feira garoando! Ou pode ser tudo que você precisa neste momento...como chorar um pouco!!!     

      Um casal decide se separar em um tribunal francês. Por ser polonês "Karol" (Zbignew Zamachowski) e não compreender muito bem a língua,  não houve um julgamento justo. Não confunda, karol, é nome de Homem na Europa. Ele praticamente mendigou pelas ruas da França pois seus bens foram bloqueados e favorecidos a sua esposa "Dominiqui" (Julie Delpy). Ela argumentou que ele era impotente sexual ...e realmente era! Tocando um pente como uma gaita conheceu um conterrâneo na plataforma do trem e planejaram voltar a Polônia. Karol não tinha dinheiro e foi escondido dentro da mala. Era tudo um plano para ser assaltado. Karol demorou mais chegou na casa que morou na Polônia e permaneceu por uns tempos lá com seu irmão no qual era cabelereiro. Ele se envolveu com a máfia e deu um golpe comprando um terreno a preço de banada e vendendo-o por 10 vezes mais. Ele não poderia ser morto pois os documentos dariam o terreno a casas de caridade. Dinheiro não era mais problema para para ele. Karol forja seu próprio funeral para atrair Dominiqui a Polônia. Sim, ela foi em seu "funeral" mas depois se apresenta a ela em seu quarto de hotel. Lá tiveram relação sexual como nunca! Karol chama a policia para acusar Dominiqui de ter ido a Polônia para matá-lo. Dominiqui ficou presa por suspeita de assassinato pois como não sabia falar polonês não foi compreendida. A igualdade é branca pois branco é igual em qualquer lugar, mas na França e na Polônia a justiça pendeu para o lado patriota. Este filme (Blanc) foi gravado na sequencia do primeiro. No final da terceira parte você entenderá se karol e Dominiqui terminaram juntos. Que fique claro a você se um dia for até a França: "Não tente falar inglês com eles, vá com um guia turístico e evite fazer mimicas." Ou você fala francês ou fica calado!
     

      Uma coisa em comum nesta trilogia é que o diretor Krzystof Kieslowski se preocupou bem em encontrar as protagonistas. Difícil saber qual das 3 é a mais bela! A fraternidade do vermelho (filme de 1994) já está estampada logo no início do filme. "Valentine" (Irene Jacob) atropela uma cadela, cuida dela e a devolve ao dono. O senhor dono da cadela parece não se importar muito. Valentine não era feliz e pereceu que aquele homem misterioso também não era. Os dois começaram uma relação de amizade tímida. Seu passa tempo preferido era grampear os telefones dos vizinhos pois odiava a vida comum e a TV. Este homem era um ex-juiz e carregava muita culpa. Valentine não o denunciou mas a polícia acabou descobrindo o caso. O vermelho também se encaixa bem no filme, sua câmera capta momentos e lugares que parecem insignificantes. Outra característica é o mistério que torna um filme que parece comum mas que no final revela o valor da vida e do drama que cada rosto carrega. Preste atenção nos sobreviventes da balsa e conclua você mesmo até onde merecemos carregar culpa, viver em depressão ,  viver com medo, infeliz ou sob pressão. Krzystof Kieslowski (que morreu 2 anos depois) soube captar o espirito francês de um povo que sempre aparenta ser feliz mas que já passou por várias guerras e desafios...isso de sobreviver e dar a volta por cima nada como o próprio diretor que era polonês (o país que mais sofreu com a segunda guerra). O final é surpreendente e não espetacular caso você esteja muito acostumado com cinema hollywoodiano! Nada contra o cinema americano pois também sou um grande fã!  

OBS: Krzystof Kieslowski também foi o diretor da série Dekalog. 10 filmes, cada um representando os 10 mandamentos. Pelo menos eu, assisti o primeiro de 1989 e gostei mas não encontrei o restante do box. Se alguém puder me ajudar...obrigado.                

sexta-feira, 20 de março de 2015

Música, Cinema e Futebol Inglês

             Pela primeira vez, vou colocar no mesmo post: música, cinema e futebol (justamente o tema do Blog). Esta página será um especial sobre o futebol Inglês, a principal liga de clubes da Europa hoje em dia! Vou comentar sobre a curiosidade de alguns clubes, seus títulos e torcedores famosos, principalmente ligados a música, uma vez que a Inglaterra possui um grande berço musical. Sobre cinema , vou citar alguns filmes que falam sobre essa rivalidade futebolística que rola na terra da rainha e alguns atores fãs de futebol. Você vai se surpreender com os times de algumas celebridades como "Tom Hanks" e o falecido "Osama Bin Laden". 
  
      Não é segredo para ninguém que gosta de música que a cidade de Manchester localizada no norte da Inglaterra é considerada um grande "expoente" no cenário da música mundial. Logo abaixo fiz uma lista com as bandas mais famosas desta região.   Além de ser uma das maiores "cidades" do país com aproximadamente 3,6 milhões de habitantes, o condado de Manchester (Região da grande Manchester) se orgulha de ter o time mais popular do país, o Manchester United que atualmente é o maior vencedor do campeonato Inglês com 20 títulos (2 à mais que o rival Liverpool). A Cidade de Manchester sozinha tem menos de 500 mil habitantes. 
       Ainda que não seja uma unanimidade na região, o Manchester United  tem mais de 70% da  preferência popular sobre o Manchester City, outro time da cidade, este bem mais modesto com apenas 4 campeonatos vencidos em mais de 120 anos de disputa do campeonato Inglês. Os irmãos "Gallagher" do "Oasis" são os torcedores do Manchester City (Chamado apenas de City) mais famosos da lista dos músicos citadas logo abaixo. A grande maioria como "Morrisey" (ex-vocalista dos Smiths) prefere o lado "vermelho" e não abre mão de comparecer aos jogos no "Old Trafford" (estádio do United) para acompanhar os "Red Devils" (apelido do Manchester United . Mesmo nascido em Londres, Adrian Smith guitarrista do "Iron Maiden" também é um grande fã do "United" (apesar de vários times usarem o sobrenome "United", no Manchester ficou mais marcado como apelido). E pra fechar a lista dos músicos fãs dos "Red Devils" estão os vocalistas "Thom Yorke" do Radiohead  e "Ian Brown" dos Stones Roses. Entre as personalidades está o velocista "Usain Bolt" (Jamaicano).
      Uma curiosidade sobre os estádios é que o estádio do Manchester City, "Etihad Stadium" fica bem no centro de Manchester e por isso eles (torcedores) são conhecidos como citizens (tradução=cidadão). Eles se sentem mais "regionais" que os "vermelhos". A expressão "United" existe justamente por isso. O Manchester United  pertence a região da "grande Manchester". Como se o São Paulo F.C por exemplo jogasse em Diadema que faz parte da grande São Paulo.     

       Não é apenas uma coincidência surgirem tantas bandas numa mesma região tão afastada da capital Londres. Os habitantes de Manchester tem o incrível poder de criar e reinventar novas tendências musicais, principalmente eletrônicas. Por essa característica, a musicalidade de Manchester é sempre considerada moderna.

Lista das bandas e clubes de Manchester:

THE SMITHS (FOTO)
JOY DIVISION (FOTO)
NEW ORDER (FOTO)
OASIS (FOTO)
HAPPY MONDAYS
BUZZCOCKS
808 STATE
THE FALL
ULTRAVOX
THE CHEMICAL BROTHERS
SIMPLE RED
10 CC
STONE ROSES
CHARLATANS
MONACO
JAMES

Lista das bandas e clubes de Liverpool:
 
      
      Não tem como falar de Liverpool e não citar dos Beatles talvez a banda mais importante do mundo. O curioso em se tratando de futebol é que nenhum dos 4 integrantes torciam para o time vermelho. "Paul McCartney" era fã do Everton, outro time da cidade, "Ringo" torcia pelo Arsenal de Londres, "George" e "Jonh" não eram ligados em futebol. O torcedor mais ilustre do Everton é o ator "Sylvester Stallone" (nova Iorquino). "Samuel el Jackson" (outro americano) torce pelo Liverpool, assim como o ator britânico "Daniel Craig", famoso por interpretar o papel de James Bond.  "Nelson Mandela" também era fã dos Reds (apelido do Liverpool). Os torcedores dos Liverpool preferem canalizar sua "rivalidade principal" no Manchester United (o maior clássico da Inglaterra) mas se você perguntar para um torcedor do Everton quem ele odeia 100% vai responder Liverpool (pela rivalidade local). O Mesmo aconteceria em Manchester se perguntassem para os torcedores do City quem eles detestam? 100% responderiam United. Não podemos deixar de citar também que todas as vezes que o Liverpool entra em campo a torcida canta a música "You'll Never Walk Alone" composta por "Richard Rodgers" e "Oscar Hammerstein" em 1945. Apenas em 1963 com a regravação de "Gerry & The Pacemakers" a torcida adotou o "hino".

       Mesmo com a violência nos estádios havia um tempo que torcedores do Liverpool e do Everton sentavam juntos na arquibancadas e até existiam pessoas que torciam pelos 2 clubes. Em se tratando de glorias o Liverpool é muito mais forte: venceu a Champions League 5 vezes, foi campeão Inglês 18 vezes e campeão da Copa da Inglaterra 7 vezes. O Everton Possui 9 títulos ingleses e 5 Copas da Inglaterra. Entre 1982 e 1988 os 2 clubes venceram todos os campeonatos ingleses realizados. Isso quer dizer que o Everton já teve 1 título a mais que o Arsenal e Manchester United, sendo assim, o segundo maior campeão do país atrás apenas do Liverpool que tinha 16 títulos em 1987. Depois que venceu o 18°  título em 1990 o Liverpool não conseguiu mais ser campeão Inglês. Venceu a Copa da Inglaterra 3 vezes (1995/01/06) e uma Champions League em 2005. O máximo que o Everton conseguiu de lá pra cá foi um Copa da Inglaterra em 1992. 
     

       Na música, além dos Beatles (foto) destaquei a banda The Searchers (foto) que fez algum sucesso embalados pelos Beatles entre 1964-65. Echo & Bunnimen (foto) que é uma excelente banda de New Wave ou Rock alternativo do início dos anos 80. A quarta banda não é de Liverpool mas são torcedores fanáticos dos "Reds", The Adicts (foto) a cidade de Ipswich fica há quase 5 horas de Liverpool. Porque são torcedores do Liverpool? não temos como saber, alias, somente 3 times ingleses possuem torcedores em todo Reino Unido: Manchester United,  Liverpool, Arsenal. Os outros times possuem grandes torcidas apenas em suas regiões. Lembrando que a população da cidade de Liverpool é em torno de 447.500 habitantes (pouco mais que a cidade de Mauá na grande São Paulo). A distancia entre Liverpool e Manchester é de 52 minutos. 

 

Lista das bandas e clubes de Birmingham:

     
      Birmingham é a segunda maior cidade da Inglaterra. É mundialmente conhecida por ser uma cidade industrial (como o ABC paulista). De lá surgiram grandes bandas como Black Sabbath (a maior de todas). Seu baixista "Geezer Butler" e o lendário Ozzy Osbourne são torcedores assumidos do Aston Villa. Também é de Birmingham os metaleiros do Judas Priest, mas eles nunca falam sobre futebol. A quarta banda que destaco é o Duran Duran, banda de Pop Rock Alternativo ou simplesmente New Romantics (apelido dado na época). Alias tudo que não era Punk ou Metal era chamado de New Wave/Pós Punk na virada dos anos 70 para os 80.  Alguns são torcedores do Aston Villa, outros não curtem futebol. Não sabemos porque mais muitos preferem não revelar o time que torcem...e não são de usar camisa de time como nós brasileiros!
      A cidade tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, Birmingham pertence a área de "West Midlands" e somada com a área metropolitana chega a 3,7 milhões de habitantes. Portanto, o Aston Villa é um dos times com mais torcida na Inglaterra (provavelmente disputando com Leeds United e New Castle United pela quarta posição) ficando atrás somente do "trio de ferro vermelho". Seu rival local não representa uma grande ameaça, o Birmingham City que fica vagando entre a primeira e terceira divisão. O maior triunfo do Aston Villa foi a Copa dos Campeões de 1982 (hoje chamada de Champions League). Isso só aconteceu porque o Aston Villa saiu de uma fila e 70 anos sem vencer o Campeonato Inglês de (1910 até 1981). Ao todo são 7 títulos no campeonato Inglês e 7 copas da Inglaterra ). Entre as maiores "filas" do futebol, o Aston Villa só fica atrás do Blackburn que levou 80 anos para ser campeão. Já que o Blog também fala de cinema não poderia deixar de destacar que o ator "Tom Hanks" também é fã do Aston Villa. E entre as celebridades o "Principe William" também é torcedor do Villa E para não dizer que só tem metal em Birmingham, a respeitadíssima banda Punk G.B.H tem seu vocalista "Colin Abrahall" como um grande fã do Villa. Meriden, é um vilarejo de Birmingham e por isso o vocalista do Napalm Death "Mark Barney" se tornou também um torcedor do "grande da cidade". "Amy Winehouse" foi vista uma vez com um colar do Aston Villa... mas isso nós jamais saberemos se ela era uma fã ou não!

Lista das bandas e clubes de Leeds :     

      A cidade de Leeds tem quase 445 mil habitantes, mas somada com o condado de "West Yorkshire" ultrapassa os 700 mil. Por isso também do uso do nome "United", se referindo a regiões vizinhas. Esta cidade possui um time que é um verdadeiro gigante adormecido: O Leeds United. Com 3 títulos ingleses (último em 1992) e uma Copa da Inglaterra. Houve uma época que a maior rivalidade do futebol Inglês era entre Leeds United e Derby County. Entre 1969 e 1975 eram os dois times a serem batidos. Até o trio de ferro sofria na mão deles!!! A parte musical de Leeds é bem eclética, para os fãs de Rock a banda mais famosa é o Whitesnake (foto). No Rock Gótico temos o The Sisters of Mercy (foto) do líder "Andrew Eldritch". Após a saída de dois membros do Sister "Wayne Hussey" e "Craig Adams" eles formaram o "The Mission". Soft Cell (foto) faz um som mais eletrônico enquanto a banda Kaizer Chiefs (foto) pertence ao Indie Rock.
 
 
 

Lista das bandas e clubes de New Castle :
 
      Newcastle Upon Tyne, muitas vezes referida apenas como Newcastle, é uma cidade e distrito metropolitano do condado de "Northumberland" . Localiza-se ao norte do país, próximo da fronteira com a Escócia e tem cerca de 259 mil habitantes. Graças a união com as outras regiões sua população chega a 3,1 milhões de habitantes. O time do New Castle United já venceu 4 Campeonatos ingleses e 6 copas da Inglaterra. Acho que depois desta explicação, ficou bem claro pra todo mundo porque vários times tem "United" em seu nome. Se você for analisar a situação, isso também acontece no Brasil, veja as cidades de Osaco, Guarulhos ou Barueri, todos torcem para os times paulistas. Somados com a cidade de São Paulo ultrapassam 20 milhões de habitantes.   Na música temos alguns nomes interessantes como Raven (que depois se mudou para Londres), The Animals e 3 músicos fanáticos assumidos como torcedores do New Castle United: "Brian Jonson" (vocalista do AC/DC, "Janik Gers" (guitarrista do Iron Maiden) e o Cantor "Sting" (ex-Police). Fotos abaixo.



 Lista das bandas e clubes de Londres:
 
      Existem 13 clubes profissionais em Londres, Os mais famosos por ordem de torcida são: Arsenal, Tottenham, Chelsea, West Ham United, Cristal Palace, Fulhan, Millwall, Charton Atletic, Leyton Orient, Quens Park Rangers, Wimbledon, Brentford, Barnet. 
 
 
      Os maiores campeões são Arsenal com 13 Ingleses e 11 Copas da Inglaterra, Chelsea com 4 Ingleses e 7 Copas da Inglaterra, Tottenham com 2 Ingleses e 8 Copas da Inglaterra e por último o West Ham United que venceu a Copa da Inglaterra 3 vezes. Todos os outros não possuem título de expressão. O Chelsea venceu a Champions League em 2012, único clube londrino a conquistar a taça. A maior rivalidade entre todas estas equipes fica por conta do jogo entre Arsenal X Tottenham por causa das torcidas. O que incomoda mesmo os torcedores dos Gunners (apelido do Arsenal) é ver o Chelsea, um time que vagava pela primeira e terceira divisão inglesa há pouco tempo levantar o caneco mais desejado da Europa. Como já foi citado, Manchester United,  Liverpool e Arsenal são os únicos times que tem torcida grande em qualquer parte do Reino Unido, portanto, as torcidas do United e do Liverpool em Londres chegam a se equiparar com alguns times locais, ocupando assim a quinta e sexta posição. O West Ham United só não é ultrapassado por eles por causa da cidade de Essex (vizinha ao leste), outro time que tem o nome "United" e conta com a torcida da região aproximada. 


E por falar em Essex vamos começar o lado musical falando da maior banda desta região o Depeche Mode...mas o único time que consegui descobrir de um deles foi do tecladista "Andrew Fletcher" que torce para o Arsenal. Alias, não é atoa que o Arsenal possui a maior torcida de Londres, a lista de famosos é grande e vou citar somente alguns: Cantora Dido (foto), "Roger Daltrey" (vocalista do The Who), "Jay-Z" (rapper), "Roger Glover" (baixista do Deep Purple), "Lewis Hamilton" (piloto F1) , "David Guilmour" e "Roger Waters" do Pink Floyd, Mick Jagger Rolling Stones, a Rainha Elisabet II (foto), o "Principe Harry", Johnny Rotten, ex- vocalista dos Sex Pistols (foto)  e acredite se quiser, até o falecido Osama Bin Laden (foto) 
 
 
      O Totteham é famoso em Londres por concentrar bastante torcedores ao norte da região. Sua torcida é a mais fanática de Londres, odiada por todos. Eles veem o Arsenal como um time que só pensa em título. "Glory Hunter", tradução= caçadores de gloria, ou título (isso também vale pro Manchester United e Liverpool). Este é o apelido que todos os torcedores dos outros times usam para "ferir" o trio de ferro (maiores em títulos e torcida). O Inglês em geral é muito regionalista e bairrista. Três músicos famosos torcedores dos Spurs (apelido do Tottenham) são a cantora "Adele" (foto), "Jonny Buckland" (foto) guitarrista do Coldplay e "Phil Collins" (ex-Genesis como baterista) e cantor. Foto abaixo.
  
      O Chelsea ficou milionário da noite para o dia. Quem já torcia para eles não tem nada a ver com isso. O fato é que a torcida dos "blues" (apelido do Chelsea) cresceu muito nos últimos 10 anos e ameaça a do Tottenham. Pra se ter uma ideia, o grande rival do Chelsea até alguns anos atrás era o Fulham e Quens Park Rangers (time de Ian Gillan, vocalista do Deep Purple). Hoje em dia, os "azuis" encaram qualquer um na Inglaterra e na Europa. Quem goza de tudo isso é o lendário ex-guitarrista do Led Zeppelin "Jimmi Page" (foto) e o vocalista do Blur e do projeto Gorrilaz "Damon Albarn" (foto). Outro músico famoso que torce pelos blues é o ex-guitarrista "Steve Jones" ex-Sex Pistols. "Fiona Brice" (foto) da banda Placebo representa as mulheres que torcem pro Chelsea
      
      O clima deve esquentar na banda Iron Maiden quando tem o Clássico West Ham United  de "Steve Harris" (baixista, foto à esquerda) X Tottenham (time do guitarrista Dave Murray). Já os outros integrantes não se ligam muito no futebol local. Uma vez "Bruce Dickinson" disse que simpatizava com os Rangers da Escócia mas sem explicação. E "Janick Gers" torce pelo New Castle United (por nascer em Hartlepool, perto do time do coração). Na contra capa do disco "Somewhere in Time" tem uma espécie de placar eletrônico futurístico dando o resultado da rodada, que nada mais era que: "West Ham United   7X3 Arsenal." Pelo menos nisso o ódio pelo Arsenal fez os dois concordarem em cutucar o rival. 
      O Iron Maiden poderia ter 2 torcedores dos Hammers (apelido do West Ham United  ) se "Paul Di'Anno" (foto à esquerda) não tivesse saído da banda em 1982. "Paul" se apaixonou pelo Brasil, tem duas filhas brasileiras e assumiu o Corinthians como segundo time do coração. O West Ham United  também ficou famoso pelos filmes que falam sobre Hooligans (torcedores violentos). São vários: "Cass", "The Firm", "Guerra entre Gangues" e o próprio "Hooligans 1 (capa acima) e 2". Segundo o ator "Elijah Wood" (o Frodo do filme Sr. dos Anéis, foto à direita), ele se envolveu tanto com o papel que passou a torcer de verdade pelos Hammers. Em praticamente todos os filmes, o destaque fica entre a violência dos torcedores do West Ham United  contra os do Millwall. É a rivalidade mais acirrada entre torcidas na Inglaterra. É normal andar pelas ruas do centro de Londres e ver torcedores com camisas do Arsenal e do Chelsea, mas do West Ham United  e do Tottenham já é mais difícil pois eles se concentram mais em suas regiões. Camisa do Millwall (apelido Lions) então é praticamente impossível. Eles jamais ficariam dando bobeira do outro lado do Rio Thames! 



 
MAPA DOS TIMES E REGIÕES DE LONDRES:

 
   

                          NOTTINGHAM, DERBY E BRIAN CLOUGH:
 
     O Nottingham Forest foi campeão Inglês uma única vez em 1978 (vindo de um título da segunda divisão em 77) e por essa oportunidade, disputou a Copa dos Campeões de 1979 e 1980 (a Champions League de hoje) e venceu as duas. Entre suas virtudes, esta o maior ícone destas duas conquistas, o técnico "Brian Clough" (campeão Inglês também com o Derby County em 1972). Com apenas 300 mil habitantes, entre eles o baterista do Deep Purple "Ian Paice" (foto).  O Nottingham só viveu esta época de ouro e hoje em dia figura mais na segunda divisão do que na primeira. Brian Clough é considerado o maior técnico Inglês de todos os tempos mas nunca treinou a seleção pelo seu jeito arrogante. Parte desta história pode ser conferida no filme "Maldito Futebol Clube" (capa do filme acima). Tudo começou quando "Brian" levou o Derby County a primeira divisão em 1969 e em 1972 consagrou o modesto Derby com o título Inglês. Talvez sua maior habilidade fosse transformar times pequenos em gigantes e não trabalhar com estrelas. Quando foi treinador do Leeds (melhor time do país em 1974) permaneceu apenas 44 dias... Uma curiosidade marcante neste período do futebol Inglês era a variedade de times campeões. Foram 7 campeões diferentes entre 1966 e 1972 (Liverpool, United, City, Leeds, Everton, Arsenal e Derby County).  Diferentemente de hoje em dia que nos últimos 20 anos somente 4 times foram campeões: Manchester United, Arsenal, City, Chelsea.  
 

 Lista de bandas de outras partes da Inglaterra:


 
O West Bromwich de Erick Clapton pertence
a região de Midlands Oci. Próximo de Gales
 

ERICK CLAPTON= SURREY
SAXON= YORKSHIRE
BAUHAUS= NORTHAMPTON
GENESIS= GOLDALMING
JETHRO TULL= BLACKPOOL
NEW MODEL ARMY= BRADFORD
NAPALM DEATH= MERIDEN
TEARS FOR FEARS = BATH
THE CURE= CRAWLEY
FATBOY SLIM= KENT
BAD COMPANY= MIDDLESBROUGH
THE CULT= BRADFORD
DEEP PURPLE= HERTFORDSHIRE
THE PRODIGY= ESSEX
GRIM REAPER= DROITWICH
SLADE= WOLVERHAMPTON
TOY DOLLS= SUNDERLAND
DEF LEPPARD= SHEFFIELD
RADIOHEAD= OXFORD
DISCHARGE= STOK-ON-TRENT
THE VARUKERS= LEAMINGTON SPA
DEXY'S MIDNIGHT RUNNERS = BIRMINGHAM
PETER GABRIEL= CHOBHAM
ANTI-NOWHERE LEAGUE= ROYAL TUNBRIDGE
 
Lista de bandas famosas que pertencem ao Reino Unido:



*Único caso na lista que é Inglês e torce
para o Celtic da Escócia

ROD STEWART= INGLATERRA*
PRIMAL SCREAM= ESCÓCIA
SNOW PATROL= ESCÓCIA
THE EXPLOITED= ESCÓCIA
TRAVIS- ESCÓCIA
COCTEAU TWINS= ESCÓCIA
STEREOPHONICS= PAÍS DE GALES
TEENAGE FANCLUB= ESCÓCIA
NAZARETH= ESCÓCIA
SIMPLE MINDS = ESCÓCIA,
THE VASELLINES= ESCÓCIA
THE FALL= IRLANDA DO NORTE
THE JESUS AND MARY CHAIN= ESCÓCIA
THE UNDERSTONES = IRLANDA DO NORTE
MANIC STREET PREACHERS= PAÍS DE GALES

         LISTA DAS BANDAS DA N.W.O.B.H.M

 
Grim Reaper, uma das melhores bandas da NWOBHM
      Após o Punk, no final dos anos 70, o Rock estava caminhando para duas direções: o Rock Progressivo (inovador tipo Yes, Genesis) e o Hard Rock. Dai, dezenas de bandas de Londres ou de músicos que nasceram em algum outro lugar e foram pra Londres iniciaram uma onda de som pesado que virou uma febre nos Pubs ingleses. Um exemplo disso foi "Lemmy" (foto abaixo) do Motorhead que nasceu em "Burslem" e veio tentar a sorte na cidade grande (foi a melhor atitude de sua vida). Lembrando que nesse período a "Disco Music" conhecida aqui no Brasil como "Discoteca" era o som do momento Pop.  As bandas de destaque da N.W.O.B.H.M (tradução: Nova onda do Heavy Metal Britânico) eram:
Lemmy mudou-se para Londres 
      Iron Maiden, Diamond Head, Saxon (se mudaram de Yorkshire para Londres), Venon (se mudaram de New Castle para Londres), Def Leppard, Samsom, Raven (se mudaram de New Caste para Londres), , Tygers of Pan Tang (se mudaram de Whitley Bay para Londres), Girlschool, Witchfinder General, Angel With, Blitzkrieg, Demon, Satan (se mudaram de New Castle para Londres), Fastway, Gaskin, Grim Reaper (se mudaram de Droitwich para Londres), Holocaust, Jaguar, Praying Mantis, Riot, Tank, Tokio Blade, Avenger (não confundir com o Avenger alemão)...Esse tipo de som tinha influência do "Punk" e do "Hard Rock Pesado", adicionando peso e velocidade. Rapidamente foi apelidado de "Heavy Metal Tradicional". Quem não fazia parte deste movimento foi apelidado de "New Wave", "Pós Punk", "Rock Alternativo", "College Rock", "Jangle Pop" e diversos outros... Logo essa influência toda foi parar na América e outras partes do mundo no início dos anos 80. Bandas como Metallica,  Anthrax, Metal Church, Savatage, Slayer, Twisted Sister, Motley, Crue (nos E.U.A), Exciter e Anvil  (no Canadá), Mercyfull Fate (Dinamarca),   Heavy Load (Suécia), Crossfire (Bélgica), Hellhammer (suíça),  Stress (Brasil)...moldaram o Metal ao seu estilo. Umas fizeram mais sucesso outras menos, o certo mesmo é que das que ainda existem a grande maioria ainda vive no underground!   
 
Bandas Famosas de Londres:
 
LED ZEPPELIN (FOTO), THE CLASH (FOTO), QUEEN (FOTO), PINK FLOYD (FOTO), ROLLING STONES, MADNESS, PLACEBO, SIOUXSIE & THE BANSHEES, PET SHOP BOYS, THE PRETENDERS, STATUS QUO, COLDPLAY, UFO, BLUR, CRADLE OF FILTH, YES, P.I.L, DIRE STRAITS, THE WHO, THE JAM, EURYTHMICS, DAVID BOWIE, GENE LOVES JESEBEL, THE POLICE, ERASURE, CULTURE CLUB, THE DAMNED, GIRL SCHOOL, THE CREAM, KINKS, THE YARDBIRDS...
 

sábado, 14 de março de 2015

Black Sabbath...discografia comentada com traduções

      Não quero contar aqui uma biografia do Black Sabbath...hoje em dia é só clicar no google que você encontrará vários matérias interessantes da banda como discografia técnica de especialistas, documentários, entrevistas com os integrantes e coisas do tipo!   
      O que eu quero deixar claro nesta postagem é que vou estar comentando coisas da época em que eu nem tinha nascido (nasci em 1977) e como vejo esse trabalho 45 anos depois sendo apenas um fã. Pobres operários que tocavam a troco de comida e bebida...subiram rápido no sucesso, ganharam alguma grana, perderam outras com empresários e gravadoras. Chegaram quase no fim e depois deram a volta por cima...tanto a carreira do Sabbath como a carreira solo do Ozzy...bom para o metal durante um tempo!   
       Entre uma resenha e outra vou colocar algumas traduções de músicas famosas que farão a gente pensar. Falso ou verdadeiro o que esta feito esta feito!    
      Ao adquirir o box-set com todos os Cd's do Sabbath de 1970-78, ou seja, toda a velha fase com o Ozzy Osbourne cheguei há algumas conclusões: A primeira delas 1.Seja qual banda for, é sempre bom começar ouvindo os cd's pela sequencia em que foram lançados. 2.Observar as evoluções tanto musicais como dos temas políticos da época (como a guerra do Vietnã). 3.A concorrência e as comparações com bandas da época. O próprio Ozzy admitiu anos depois que sempre se sentiu pressionado em relação ao Led Zeppelin e ao Deep Purple!
      A fase conturbada da banda no início que era rotulada de satanista acabou dando mais fama aos 4 garotos de Birmingham. Eles curtiam o tema do ocultismo mas não praticavam magia negra. Até os satanistas de verdade ficaram bravos com eles e tentaram até pega-los! Uma Igreja chegou a ser incendiada numa cidade onde eles fariam um show.   

          Todos já sabemos a história mas não tem como começar explicando que o guitarrista Tony Iommi perdeu a ponta de dois dedos trabalhando numa fábrica (emprego normal para o jovem da época, tipo ABC paulista). Com um adaptador e alguns ajustes nas cordas, Tony criou hiffs que soavam maléficos. A banda trocou rapidamente o nome de Earth (tradução Terra) para Black Sabbath...um filme de terror do cineasta italiano Mario Bava (tipo um Zé do Caixão dos anos 60). Eles pensaram: "Se as pessoas pagam para sentirem medo com filmes, porque não fazermos musicas aterrorizantes, sombrias e tal? Tudo isso aconteceu sem planejar e mudou a história da música. O Heavy Metal principalmente.
      Voltemos a lembrar, em 1970 quando foi lançado o primeiro disco do Black Sabbath, provavelmente eu seria um hippie ou algo do tipo revolucionário contra a ditadura e as guerras. Fatalmente seria fã de "The Doors", "The Who", "Alice Cooper"... Eu já estaria acostumado com o curto tempo dos discos (lado A + lado B não passava de 40 minutos). Diferentemente de hoje que o CD tem cerca de 80 minutos.
     

      Vamos começar com o primeiro Black Sabbath (1970). Ao ouvir a primeira faixa já ia ficar espantado com a abertura: Barulho de chuva, trovões, sinos tocando, uma bruxa na capa que ninguém sabia quem era. Frases do tipo: "O que é isso ali na minha frente?", "vultos de preto apontam para mim", "Oh não deus por favor me ajude". Sobre tudo isso um instrumental muito bem executado e com um vocalista que parecia meio disléxico. Na terceira faixa "N.I.B" mais polêmica nas letras: "Agora tenho você comigo sob meu poder", "Nosso amor se fortalece a cada hora", "Olhe em meus olhos e você vera quem eu sou", "Meu nome é Lúcifer, por favor segure minha mão". A Faixa "Wicked World" é uma crítica a guerra do Vietnã: "O Mundo hoje é um lugar tão mal", "Lutas acontecendo em meio a raça humana", "As pessoas dão votos de felicidade aos seus amigos", "Enquanto as pessoas estão do outro lado do mar contando os mortos". 



      O segundo disco Paranoid também conseguiu sair em 1970. O Curioso é que ele iria se chamar "War Pigs". Faltavam quase 3 minutos para completarem o álbum e compuseram "Paranoid" em 5 minutos! Ela talvez seja o maior clássico da banda, isso foi outra coisa que aconteceu na história sem planejar! Neste disco também esta a poderosa "Iron Man" recentemente resgatada ao maisntream graças ao filme "Homem de ferro". A faixa "Eletric Funeral" tenta mostrar uma visão do apocalipse ao som de uma marcha fúnebre. Nesta época o Black Sabbath já era procurado pela imprensa e até alguns vídeos foram produzidos para promovê-los. O que mais chamava a atenção além das letras era o som grave ditado por Tony Iommi em sua guitarra "improvisada".      Sem influência musical de ninguém. Nada era parecido com Black Sabbath. Ele foi o pioneiro na arte de fazer som pesado! Fora isso, a presença de palco de Ozzy, e as competências de Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) completavam o time de sucesso de forma meteórica!
     


      Master of Reality (1971) já começa com um som de tosse de alguém fumando maconha, batizada carinhosamente por eles como "Erva doce".  Sabemos que a religião é um negócio complicado, e na Inglaterra (país de origem) se você não é católico é protestante e ser protestante é atirar o que for necessário no Papa e na Igreja tradicional. A segunda faixa deste disco "Sweet Leaf" é totalmente voltada a sua fé: "Deus é só um pensamento dentro da sua cabeça", "Cristo é só um nome que você leu num livro". Em "Children of the grave" a mensagem é o seguinte: "Então, vocês crianças do mundo", "Ouçam o que eu digo", "Se vocês querem um lugar melhor pra viver", "Espalhem as palavras hoje", "Mostre ao mundo que o amor, ainda está vivo, vocês devem ser bravos", "Ou vocês crianças de hoje serão as crianças do cemitério". Em "Lord of this World" eles vão mais além: "Seu mundo foi feito para você por alguém acima", "Mas você escolhe ser mau ao invés de amar, "Você me fez mestre do mundo onde existem", A alma eu tirei de você nem sequer você sentiu falta". 
    

      Volume 4 de 1972 deixou um pouco de lado o ocultismo e tratou de temas mais variados. Estranhamente a música que fez mais sucesso neste disco foi a balada "Changes" (que até minha mãe gosta). E de fato o Black Sabbath estava mudando, se tornando uma banda viciada cada vez mais em álcool e cocaína. A Música "Snowblind" tem "Cocaine" como refrão. As bandas da época não estavam mais falando só da guerra. Abriu-se um leque de possibilidades. Se tinha uma coisa que eles sabiam fazer era passar por cima de tudo, como um grande Godzilla. Imagine alguma banda aqui no Brasil "detomando" N.Sª Aparecida? Iriam sofrer críticas fervorosas o tempo todo ou seriam assassinados brutalmente. A verdade é que os caras falaram de política, religião e o público "aceitou". Quando você esta no topo acha que pode falar tudo, fazer tudo e consumir tudo. Uma frase que retrata bem esse ego é: "Supernaut": "Não tenho religião, não preciso de amigos", "Tenho tudo que quero e não preciso fingir, " Não tente me alcançar, porque eu arrancaria sua mente", " Eu vi o futuro e o deixei para trás".


       A música Sabbath Blood Sabbath do disco homônimo (1973) pra mim foi composta com raiva. Raiva não sei exatamente do que: das drogas, das brigas com gravadoras, das brigas entre eles mesmos, pois Tony estava querendo partir para outros horizontes. Percebo a palavra "mentira" aparecendo cada vez mais nas letras! Veja: "Ninguém nunca vai te deixar saber", "Quando você pergunta as razões, o por quê", "Eles apenas dizem que você está por sua conta", "Enchem sua cabeça de mentiras", Desgraçados!
      Parece que foi combinado assim: "Vamos fazer uma capa malvada, uma musica malvada e o resto do disco seguirá a tendência musical do momento". Um Hard Rock que não precisava ser tocado tão grave. Uma batera mais cadenciada e algumas doses de blues. Uma tentativa de se reinventar, colocando até alguns teclados e elementos eletrônicos em "Who are you". Não dava pra transformar o Sabbath no Pink Floyd...ainda bem...mas teve empresário que pensou nisso!
     



        1975, a fracassada guerra do Vietnã dava lugar a guerra fria (a bola de vez). O Hard Rock era o som do momento e o disco Sabotage não deixou a desejar. Acho que eles entenderam que dava pra ser um pouco de tudo, não precisavam levantar uma bandeira. Ou simplesmente trocaram a cocaína por LSD e ficaram mais em sintonia com sexo, drogas e rock n' roll. Em "Symptom the Universe" eles cantam: "Você é, todos aqueles meios amorosos", "Pegue minha mão e nós iremos cavalgando", "Pelos raios de sol lá de cima", "Nós encontraremos a felicidade, juntos nos céus de verão do amor". Alguém ai entendeu alguma coisa? Baita briza! E o que dizer da capa então? refletidos no espelho na mesma posição...essa foi criativa! Já na música "Am I going insane" eles insistem em dizer: "Então diga-me pessoal, eu estou ficando louco?", ...É o disco mais LDS da banda! Pura viagem!

      Em 1975 o Black Sabbath lançou sua primeira coletênea: "We sold our soul for rock n' roll". Não sei porque, mas senti neste disco um fechamento de uma fase. Estou ouvindo pela terceira vez seguida o disco "Technical Ecstasy" de 1976 pra te uma opinião formada sobre o disco e até agora não sei como defini-lo. O primeiro som "Back Srteet Kids" é o mais legal do play. Scorpions, Judas Priest, Rainbow e Rush estavam se lançando neste momento. Depois de alguns anos essas bandas se tornaram clássicas. Esse disco do Sabbath me passou essa impressão. Desde a capa estranha, eles estavam procurando uma nova direção, uma vez que as atenções estavam voltadas ao Punk e ao surgimento de centenas de bandas em Londres que estavam iniciando a  N.W.O.B.H.M. (nova onda ou novo momento do heavy metal britânico).  

      Eu compraria o "Never Say Die" de 1978 se não tivesse vindo no box. O "Techinical Ecstasy" não. Li a respeito que Ozzy só acordava pra gravar o disco e depois voltava para as drogas e álcool. É complicado dizer isso mais algumas pessoas funcionam melhor assim! O primeiro som deste play é justamente "Never say die" que diz o seguinte: "Eles têm sempre que se aborrecer?", "Você não quer saber o por quê?", "É uma parte de mim que conversa com você", "Oh, não, não desista", "Nunca, nunca, nunca mais desista". O grupo sempre gostou muito de compor na terceira pessoal do plural (eles), mas esta música parecia ser direcionada somente para o Ozzy. Outras duas músicas muito legais desse play são "Hard Road" e "Shock Wave". Desta vez, nada de muito polêmico nas letras nem de temas direcionados. O Black Sabbath se tornou uma banda comum, sem despertar sentimentos e transmitir mensagens importantes. Mais uma banda legal de Hard Rock com um cara dando muito trabalho, a ponto de ser expulso: Ozzy estava fora da maior banda de rock pesado dos anos 70. Seria o fim? 

O Black Sabbath após a saída de Ozzy

  
      Como eu citei no inicio do post, não quero eu ficar resenhando a história que todo mundo já sabe ou que é tão fácil de saber se entrar no google. A única coisa que posso dizer é que a escolha de Dio (ex-Rainbow) para o lugar de Ozzy foi perfeita. Tão perfeita ao ponto do disco "Heaven and Hell" de 1980 se tornar uns dos 10 melhores da história do metal de todos os tempos. Neste mesmo momento Ozzy formou uma banda solo e seu primeiro disco também foi um grande sucesso: "Blizzard of Ozz". Os anos seguintes foram melhores para Ozzy do que para o Black Sabbath. Ozzy ainda esta na ativa e lançou vários discos bons ao longo desses anos como: "Diary of Madman" (81), "Bark at the Moon" (83), "The Ultimate sin" (86). "No Rest for a Wicked" (88), "No More Tears" (91), "Ozzmosis" (95)...       
     

      Já o Sucesso do Sabbath ficou meio turbulento até hoje. Ozzy de vez em quando faz shows com eles e até gravaram um disco em 2013, "13" (Isso porque o CD foi lançado no dia 13/01 de 2013). Bem antes disso, o segundo disco com Dio "Mob Rules" (82) também agradou a crítica. Dio resolveu seguir seu próprio caminho solo em 83 e Tony chamou Ian Gillan (Deep Purple) para gravar "Born Again" (83), o último grande sucesso "de verdade" do Black Sabbath. Depois disso a banda tentou vários vocalistas e nunca tiveram uma carreira sólida. Os melhorzinhos foram "Eternal Idol" (87) e "Headless Cross" (89) com o vocalista Tony Martin. Dio foi chamado novamente para gravar mais um CD em 92 "Dehumanizer". Vale lembrar também que somente Tony Iommi participou de todos os discos do Black Sabbath. Geezer Butler e Bill Ward ficaram de fora varias vezes por problemas pessoais e por opção.
      Cansado de projetos fracassados, Tony se juntou com Dio mais uma vez, chamou  Gezzer Butler e Vinny Appice (baterista oficial do Dio) e formaram o Grupo "Heaven and Hell". Eles gravaram um ao vivo: "Live From Radio City Music Hall" em 2007 e em 2009 gravaram o último material de estúdio, o álbum: "The  Devil you know". Dio faleceu no dia 16/05/2010. Enquanto Tony Iommi for vivo o Black Sabbath de alguma formar renascerá como já fez várias vezes!