Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Camisas de Futebol

      Camisas de  futebol são uma verdadeira febre no Brasil! Além do time de coração, é normal vermos no dia-a-dia camisas de outros times circulando pelas ruas. O velho conceito de que torcedor de verdade é só aquele que "leva a catraca no peito" é tão antigo quanto a expressão "torcedor de radinho". Ir ao estádio é e sempre será a razão do futebol, mas neste post o sentido de ser ou não torcedor de verdade não será discutido, e sim, as formas que vários brasileiros tem hoje em dia de acompanhar não só o seu time como algum outro simpatizante da Europa ou da terra natal. 
  
Santa Cruz, Arsenal e São Paulo, minhas camisas
      Sou são paulino, e comecei a simpatizar com o Arsenal da Inglaterra no final do anos 90. Mas foi com o esquadrão de 2002 até 2006 que me encantei de vez! Com um futebol ofensivo comandado por Thierry Henry & Cia, o Arsenal venceu os campeonatos inglêses de 2002 e 2004 e a Copa da Inglaterra de 2002, 2003 e 2005. Logo alguns canais passaram a transmitir mais jogos da Europa (antes a TV aberta só transmitia os principais jogos) e a simpatia pelo Arsenal aumentou. Os Gunners nunca venceram uma Champions League e isso me seduziu ainda mais pra dar uma "força" para o time inglês. O tabu quase foi quebrado em 2006 na final vencida pelo Barcelona, causando muita frustração pra mim. De lá pra cá o time se desmanchou e não ganhou mais nada, porém a minha relação com o Arsenal como torcedor já foi estabelecida e não há mais volta!
Arsenal 2004, último título Inglês
       Pelo fato de ser filho de pernambucanos, sempre tive simpatia pela cultura do  nordeste, uma delas é o Santa Cruz, time do meu finado avô. A situação do tricolor nordestino nos últimos anos é comovente, porém muito radiante. Sua torcida não abandona o time mesmo o clube oscilando entre as séries B, C e D. Algo que não consigo imaginar com o meu São Paulo! E também não consigo ver essa relação torcida & time com o tricolor paulista como o Santa Cruz tem, e invejo isso!  
Santa Cruz Bi-Campeão 2011/2012
      Acompanhei as duas últimas conquistas do Santa Cruz (2011/12) no Campeonato Pernambucano contra o rival Sport Recife na casa do adversário pela TV a cabo, algo mais acessível para o brasileiro hoje do que há 15 anos atrás (assim como a internet). No mesmo dia me lembro de ter a possibilidade de ver outra final como a do Campeonato Paulista, mas preferi ver o Santa já que não me interessei pelos jogos daqui pelo fato do São Paulo não estar presente.

 
A Influência da TV

       O que antes só era possível pelo rádio nos boletins esportivos, hoje em dia até pelo celular tem como saber quanto esta o placar do jogo do seu time e de toda a rodada! Provando que a distancia não tem mais influência na decisão por acompanhar um time mais de perto.      
      Durante muito tempo a TV só transmitia jogos do Campeonato Carioca (Globo RJ) para 80% do país. Sabemos que não é mais assim! Com tantos recursos de informação que temos hoje, é possível ver seu time onde ele estiver e o efeito que durante anos fez com que pessoas do Norte/Nordeste torcessem apenas para times do Sudeste (maioria cariocas) por exclusividade da TV já não existe mais.  A tecnologia abriu portas até para novos torcedores como eu, que sempre estou de olho nos resultados do Santinha, um recurso que meu avô não teve porém não optou por nenhum time paulista. Mas se um cidadão escolhe torcer para um time de outro estado como nos velhos tempos nada contra! Os times cariocas não são mais unânimidade, e dividem preferências com os times locais e com os paulistas. Justamente por causa da TV, tanto aberta como a cabo, além de facilitar a vida dos brasileiros nesta questão de escolha, criou simpatizantes dos times da Europa no país. Os jogos da "Champions League" lotam bares e padarias por onde passo. Escrevo isso com propriedade porque vejo a realidade desse fenômeno, um verdadeiro sucesso de público."  
  
      Camisas pelo Mundo

      Usar uma determinada camisa também nunca foi uma regra para torcedor de verdade. Conheço várias pessoas que torcem para os times paulistas mas não gostam de usar a camisa. Uns tem medo da violência e outros simplesmente não gostam de usar. Com camisas de times da Europa percebo o seguinte: Com base nas pessoas que conheço, vejo que 90% delas torcem para um time do Brasil, e usam as camisas apenas porque acham bonitas ou porque são fãs de futebol. Eu acho isso muito bom! O Brasil é um dos poucos países que ainda não corre esse risco da internacionalização das torcidas.   
Camisa do Barcelona na China, a mais vendida
       Alguns países como na China (foto) onde o futebol não é o primeiro esporte, os times da Europa são verdadeiros fenômenos de venda de produtos oficiais dos clubes. A Argentina que é dotada de times tradicionais já existe uma grande torcida do Barcelona pelo fato do "Messi" jogar no time Espanhol. Mexicanos torcem ou pelo menos compram camisas do Manchester United  por causa do "Chicharito Hernandez" , colombianos fazem o mesmo com o  Atlético de Madrid de "Falcão Garcia" e uruguaios desfilam com a camisa do Napoli de "Edinson Cavani" e "Luis Súarez" do Liverpool pelas ruas de Montevidéu. Os brasileiros também não ficam de fora dessa lista tendo os nomes de jogadores aos montes como: "kaká", "Robinho" e do aposentado "Ronaldo" nas camisas do Real Madrid e Milan. O efeito das camisas aqui se torna maior se o jogador foi ídolo de algum time grande no Brasil antes de partir. O caso mais recente é o de "Lucas" que aparece estampado em 99% das camisas do PSG que circularem pelas nossas ruas.   
      "Usar uma camisa de algum jogador de seu país eu vejo como uma homenagem legal, mas torcer somente para um time europeu eu acho muito "pesado", não só para os brasileiros mas para todos os sul-americanos."   
Renato Paz de Lira, 31 anos, santista que acompanha
 o West Ham e usa camisa da seleção inglesa
     O Brasil peca justamente nesse ponto em que os nossos clubes não investem na marca a nível internacional. Conheço brasileiros que moram fora do Brasil e sempre reclamam da falta de notícia dos resultados dos jogos dos times brasileiros e da dificuldade de encontrar camisas de times brasileiros nas lojas. Com tantos clubes devendo, esta é uma receita que esta sendo jogada fora ano após ano!


Mudanças e Mitos
  
      Os primeiros passos para esse avanço de explorar a marca foram dados pelo Corinthians e São Paulo que possuem várias lojas (Poderoso Timão e São Paulo Mania) de artigos oficiais nos melhores pontos de São Paulo. Uma atitude obvia mas que não era adotada e ainda não é por times de tradição como o Santos que não tem uma loja oficial no principal shopping da baixada santista. O Flamengo com quase 40 milhões de torcedores não tem 5 lojas oficias em todo Rio de Janeiro. Um absurdo!!! Como vamos atingir o comércio exterior?     
      Existem muitos mitos no futebol e aqueles que não admitem pessoas que torcem para times de outro estado/país e que até mesmo nunca foram ao estádio. Já há aqueles que dizem que time só existe um e quem torce pra vários é bandeirinha. O fato é que moramos num país onde pelo menos a liberdade de expressão futebolistica não nos foi tirada. O direito de ir e vir com a camisa do time que lhe convém é de todos! Se há alguma coisa errada nessa situação é o fato dos nossos clubes não terem caído no gosto internacional por culpa dos dirigentes dos próprios clubes brasileiros. Quem gosta de futebol não teria nenhum problema em usar camisas de outros times pelos pubs do mundo a fora. Isso é o que eu sempre respondo quando sou criticado por usar a camisa do Arsenal.
      O fanatismo que alguns torcedores concentram rejeitando até mesmo a cor de um time rival pode ser minimizado com o uso frequente das camisas internacionais. Um exemplo disso seria torcedores rivais violentos que associam o verde ao Palmeiras, o azul ao Cruzeiro, o vermelho ao Inter e etc. Posso dizer que já vi corinthiano com camisa do Werder Bremen (camisa verde e branca) e Atleticano que usa camisa do Chelsea (os famosos blues) numa boa. Quem sabe essa ação a longo prazo não muda a cabeça de alguns radicais, tornando-os mais maleáveis!

Espaço do Leitor

Sandro Roberto, 38 anos tem suas preferências,  além do
Corinthians simpatiza com Arsenal e Ponte Preta
      Este espaço final do Blog será dedicado aos loucos que também torcem ou somente usam camisas de outros times. Se você também tem uma foto como esta envie e-mail para: Demedieval@hotmail.com e divulgaremos com prazer. Não esqueça de deixar seu nome, seu time e se quiser uma pequena história do porque da camisa, se é que existe alguma explicação. Obrigado.  

     Wagner Silva dos Santos de Jaraguá-SP, 35 anos e é flamenguista doente. Possui aproximadamente 15 camisas de times diferentes, mas a da seleção de Portugal e a do Milan são mais especiais juntamente com a do rubro negro carioca. Nesta foto a camisa do mengo é do time de basquete, a mais diferente das várias que possui.

Roberto Vagner de Mauá-SP, 30 anos é corinthiano. Tem muita admiração pelo futebol argentino e por isso usa as camisas da seleção e do Boca Juniors. Em uma viagem ao Nordeste ganhou a camisa do Sport Recife e juntou-se a coleção. Roberto também possui camisas dos times do ABC e seu novo alvo é a camisa do São Bernardo, uma vez que já possui as camisas do Santo André e do São Caetano.

Aline Franco de Brito de Taboão da Serra-SP, 27 anos é palmeirense e tem várias camisas no qual torce para alguns times em especial como Ajax-Hol, Juventus-Ita, Celtic-Esc e principalmente Arsenal-Ing. Entre as seleções sua preferida é a da Holanda. Além do Palmeiras, aqui no Brasil Aline também tem simpatia pelo Bahia.

Caio dos Santos Cavalheiro de São Bernardo-SP, 21 anos é são paulino e comprou a camisa do Milan por causa do futebol de Kaká. Sua irmã viajou para a Espanha e trouxe as camisas de Barcelona e Real Madrid de presente. Caio gosta de ver o futebol bem jogado e por isso gosta de acompanhar os dois. Só esqueci de perguntar para quem ele torce quando os gigantes se enfrentam! 

   
     


10 comentários:

  1. Eu gosto do Flamengo mas aqui sou Corinthiano. Gosto do Milan e do Ajax mas não tenho camisa do time holandes. As vezes jogamos bola aqui no condominio com a camisa do chelsea mas é so uma camisa para jogar.

    ResponderExcluir
  2. Sou flamenguista, uso camisa do Liverpool e tb tenho simpatia pelo Inter de Porto Alegre mas não uso a camisa pq é um rival. Acho que no fundo sou simpatizante dos times vermelhos!!!
    Nelson- N.Friburgo

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em Minas e gosto tanto do Cruzeiro como do Atletico, sou um caso raro...mas tem explicaçã, me mudei pro Rio com 14 anos. Aqui em macaé só dava Flamengo mas me tornei idolo do Roberto Dinaminte. virei vascaino e não tem jeito, sou vasvo até morrer. mas sempre que tem um mineiro eu dou uma força.

    ResponderExcluir
  4. E o Santa conquistou mais um campeonato...salvou meu primeiro semestre!

    ResponderExcluir
  5. La squadra di pallamano nazionale tedesca gioca in pallamano Campionato Camisas de Futebol Brasil linea un esempio è Amazon e ottenere a prezzi economici. Segui su sotto per le maglie Fu?ball geh?rt zu den weltweit popul?rsten Sportarten. Es ist seit vielen Jahren gespielt. Viele Organisationen haben beliefert überlegenheit Uniformen Fu?ball-Teams und versuchen, w?hrend Sie die Top-Angebote. Beim Spielen sollten Sie bequem mit Ihrer Kleidung. Viele Online-Unternehmen ist es, dass bietet eine Reihe von Fu?ball-Uniformen für comprar camisas de futebol baratas sein, Ihre Designs und Farben Ihrer Wahl w?hlen.Ein wichtiger vielleicht die Fu?ballmannschaft der Uniform ist Design Trikots. Viele Online-Shops Billige Trikots Salebieten verschiedene Designs in Trikots mit attraktiven Farben und fashoins. Es ist sind aus synthetischen Materialien und Fasern erstellt zu tanken Schwei? und bieten Komfort für die Spieler in Handarbeit gemacht. Heutzutage werden die Trikots mit Namen, w?hrend mit den Spielern auch in der gro?en Trend. Das Trikot der Farbe und Design sind der erste Eindruck, der für die Gegner den Kopf gemacht wird, bevor das Spiel beginnt. In früheren Tagen Trikots waren einfach in Design und Farbe. Als die Tage vergingen <a href="http://www.camisolasdefutebolbrasil.com/><strong>comprar camisas de futebol</strong></a> Trikots Evolution durchlaufen in Textilindustrie.Für die meisten dieser Probleme schlagen viele Web-Shops zur Verfügung. Sie müssen nur die Gr??e, Farbe und Design und Team-Logos von der einheitlichen bestellen und wird auch um vor der Haustür sein.Billige Trikots Online Dann rufen Sie uns an, wenn um einen Kauf zu nutzen. Einkaufsführer Uniformen online kann eine sehr gute Erfahrung sein.

    ResponderExcluir
  6. The newest member of the Premier League is actually not so new. camisas futebol replicas dropped the following season, had a peak at the turn of the decade and then returned to the elite in threeisolated seasons. most famous player was unveiled by Crystal Palace striker Ian Wright, who defended the club between 1985 and 1991,when he went to Arsenal and became the top scorer in club history until surpassed by Henry. Wright is the third largest.

    ResponderExcluir
  7. Another fact that proves that football camisas futebol replicas as Spain have proven to be a force to reckon with when it comes to the sport; that is why you can easily spot someone wearing an Espana camiseta whenever there is an international football tournament. Not only the Spanish national team has a lot of support but love for Spanish football can also be seen by the fact that the Spanish league has also gained a lot of popularity amongst football fans.

    A real Madrid jersey would be an easy one to find since most retailers have realized that they are in high demand. As a matter of fact several people who want to buy football shirts look for Spanish league jerseys. You might find that a camisetas de atletico Madrid is just as popular as a Manchester united camiseta and if you compare the two teams, atletico Madrid does not rank that highly in the Spanish league compared to Manchester city which ranks highly in the English premier league.
    There are several reasons one may want to buy football shirts but the main one is to show support for their team. The good thing about all of this is the fact that once you buy football shirts you do not have to wait till the big game to put it on, you can put on football shirts any time with a pair of shorts or trousers. The only thing it will say about you is that you are loyal to that team; it is now also possible to place special orders when you buy football shirts. For example, if it is a Manchester united camiseta you are purchasing you can customize it such that your name camisetas de fútbol portugués just decide to buy football shirts with the name of your favorite player written on the back. That way you can support the team and even more specifically the player.

    ResponderExcluir
  8. Then her mind reverted to what he had said of Richard, and she pondered the antagonism nike blazers men that had shown through his words. It was not the first time she had run nike air max 1 leopard up against this spirit, but, as usual, she was at a loss to explain it cheap air max 1 . Why should people of Old Jim’s class dislike Richard as they did?— find him so hard to get on with? He was nike blazers mens sale invariably considerate of them, and treated them very generously with regard to money. And yet . . . for some reason or other they felt injured by him; and thought and spoke of him with a kind of churlish resentment. She was not clever enough to find the key to the riddle — it was no such simple explanation as that he felt himself too good for them. That was not the case: he was proud, certainly, but she had never known any one who — under, it was true, a rather sarcastic manner — was more broadly tolerant of his fellow-men. And she wound up nike air max 1 her soliloquy with the lame admission: “Yes, in spite of all his kindness, I suppose he IS queer . . . decidedly queer,” and then she heaved a sigh. What a pity it was! When you knew him to be, at heart, such a dear, good, well-meaning man.
    A short walk brought her to the four-roomed cottage where Ned lived with wife and children. Or had lived, till lately. He had been missing from his home now for over a week. On cheap nike air max 1 the last occasion of his being in Melbourne with the carrying-van, he had decamped, leaving the boy who was with him to make the return journey alone. Since then, nothing could be heard of him; and his billet in the Agency had been snapped up.Or so they say!” said his wife, with an angry sniff. “I don’t believe a word of it, nike blazers men irelandMary. Since the railway’s come, biz has gone to the dogs; and they’re only too glad to get the chance of sacking another man.”
    Polly looked untidier than ever; she wore a slatternly wrapper, and her hair nike blazers high men was thrust unbrushed into its net. But she suffered no doubt.

    ResponderExcluir
  9. Der FCB hat DAMIT Zwei so genannte Jahrhunderttalente Verpflichtet. Mario G?tze vergoldet in Deutschland ALS eben solches und Thiago in Spanien. Und Versand Aufgrund von Ausstiegsklauseln in H?hle vertragen beider Spieler Waren sterben Jungstars (gemessen eine ihrem enormen Potential) vergleichsweise billig. G?tze kam für 37 Millionen und H?tte ohne Ausstiegsklausel Sicher locker 60 Mio. Euro gekostet. In der Summe auch sehr günstig. Und Barca-Star-Thiago kostete sterben Bayern Nur 20 Mio. Ein Euro zzgl. Freundschaftsspiel (Wert 5 Mio.). Dieser günstige Preis galt Nur bis Ende Juli, danach Waren für H?hle spanischen Nationalspieler unglaubliche 90 Mio. Euro f?llig gewesen.
    Mit Thiago Sind Viele Taktische Varianten DENKBAR. So k?nnte es zum beispiel seins, dass. Javi Martinez in Form Innenverteidigung rückt, zumindest so lange Holger Badstuber VERLETZT ausf?llt. Thiago wurde Jüngst bei der U-21-WM zum Besten Spieler des Turniers gew?hlt.
    über den verlust von Thiago Kann Sich der FC Barcelona
    Sconto Calcio Maglie mit seinem Neuen Stern Neymar hinwegtr?sten. Der brasilianische Nationalspieler Stand AUCH einst Auf dem Einkaufszettel der Bayern, Dann entschied man Sich Aber in München lieber für Mario G?tze, der deutlich günstiger ALS Neymar Krieg.
    Die Neuen Rückennummern Anderer Internationaler Topstars und Bundesliga-Neuzug?nge (zB Neymar - FC Barcelona, ??Mario G?tze - FC Bayern, Mkhitaryan - BVB) Findet Ihr in der Rubrik NUMMERN. News und Infos zu den Trikots in der übersicht.

    ResponderExcluir
  10. Het nieuwe uit-tenue, dat zal worden gedragen tijdens voetbalshirts kopen Europees kampioenschap (EK) voetbal, is zwart met een rechthoekig oranje vlak aan de rechterkant van het shirt. Volgens Nike symboliseert de kleur autoriteit, overheersing en kracht en past het daarom bij uitstek bij de ambities en uitstraling van het Nederlands elftal. In de kraag van het shirt staat de tekst "Nieuwe Meesters". Daarmee refereert Nike aan Nederlandse kunstenaars uit de 17de eeuw, zoals Rembrandt en Vermeer.Alsof de meer dan 100 t-shirts uit de Designed by... collectie nog niet genoeg zijn, introduceert COPA de nieuwe COPA Vintage collectie. Niet alleen wijn wordt beter door de jaren heen. Door het gebruik van speciale stoffen, wassingen en prints is de nieuwe COPA Vintage lijn een ode aan vervlogen voetbaltijden.
    De inspiratie voor de T-shirts met unieke aging effects en de vele details is afkomstig van een combinatie van retro voetbal en vintage style T-shirts, die de COPA Vintage lijn een verrijking voor de collectie maken. Ze reflecteren voetbalstijlen van vroeger met een zorgvuldige afweging van de producten, kleuren en stoffen uit die tijd, en COPA’s liefde voor voetbal.Er zijn weinig kledingmerken die zo’n iconisch symbool in hun logo hebben als Lacoste. Ook zijn er weinig modemerken die een directe associatie oproepen met een kledingstuk als de polo van Lacoste. Heb jij je altijd afgevraagd waar die krokodil vandaan komt op de iconische en razend populaire Lacoste poloshirts? Daar kom je nu achter!
    Vele weten waarschijnlijk niet dat het modemerk Lacoste afkomstig is van de Franse tennisser René Lacoste. René Lacoste was in de jaren 20 van de vorige eeuw een beroemde tennisser vergelijkbaar met Roger Federer en Rafael Nadal nu. In 1926 en 1927 stond Lacoste eerste op de wereldranglijst en won in zijn tenniscarrière maar liefst zeven Grand Slam-titels waaronder Roland Garros, US Open en Wimbledon.

    De jonge René Lacoste was een intelligent mannetje en zijn vader wilde dan ook dat hij voor ingenieur zou gaan studeren. Lacoste was echter zo in de ban van het tennis dat hij hard trainde om hierin de allerbeste te worden. Hij liep elke dag kilometers lang, bestudeerde aandachtig de greep op zijn tennisracket en kreeg les van verschillende tenniskampioenen. Toen Lacoste op 19-jarige leeftijd, in 1923, indoorkampioen van Frankrijk werd, werd hij lid van de Franse Davis-Cupploeg en sleepte jaren daarna vele titels binnen.

    ResponderExcluir