Powered By Blogger

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia 01 de Maio de 1994

      Dia 1º de Maio é o dia do trabalho, feriado mundial em vários países. Muitas vezes nem lembramos o que fizemos neste feriado no ano passado, mas tem um ano em especial que não sai da minha memória e de muitos brasileiros, o de 1994.
      O 1º de Maio de 1994 caiu num domingo, e na manhã desse dia minha grande expectativa era ir ao Estádio do Morumbi para acompanhar uma partida muito importante válida pelo campeonato paulista de pontos corridos daquele ano entre São Paulo X Palmeiras. Na ocasião o Palmeiras tinha 3 pontos a mais que o São Paulo faltando apenas 5 rodadas para o fim do campeonato (a vitória ainda valia 2 pontos naquela época e não 3 como estamos acostumados hoje).  
ZINHO E PALHINHA 01/05/1994
      Como de costume e tradição, as televisões dos brasileiros estavam todas ligadas na corrida de Fórmula 1 (Grande Prêmio de Imola,  Itália). Eu nunca fui um apaixonado por corridas mas neste dia soube que o brasileiro Ayrton Senna tinha sofrido um sério acidente. 
      Sai de casa lamentando o fato mas isso não me fez desistir de ir ao jogo. Por volta de meio-dia encontrei alguns amigos na estação de trem de Mauá e vários nem apareceram (muito provável por causa do ocorrido na Fórmula 1). Durante o trajeto, a preocupação de todos que estavam no trem era o encontro das torcidas. Havia uma sede da Independente em Santo André  (durou pouco tempo). Os que não conseguiram ir de busão fretado embarcaram na estação de trem. Ao chegar na estação de São Caetano alguns integrantes da Mancha Verde estavam na plataforma. Acho que nunca demorou tanto para um trem chegar na estação da Luz! A rivalidade entre essas duas torcidas organizadas estava muito acirrada nesta época, tanto é que no ano seguinte (1995) houve aquele episódio no Pacaembu que proibiu a entrada das camisas, faixas e bandeiras de mastro nos estádios de São Paulo.  Eu consegui mudar de vagão e ficar de fora dessa selvageria. Depois o que se viu no chão foi muito sangue, rojões estourados, camisas rasgadas de ambos, enfim, era só a ida até o centro de São Paulo, depois ainda tinha que pegar um busão até o Estádio (o que geralmente costuma ser outro inferno).
Ayrton Senna minutos antes do acidente
       Telefone celular era coisa de rico naquele tempo, por isso vi muita gente nos orelhões chorando e voltando pra casa, a confirmação da morte do piloto brasileiro fez muita gente desistir de ir ao jogo. A chegada até o Morumbi foi turbulenta. Naquele dia a Independente estreou seu primeiro bandeirão e a vantagem na arquibancada era da torcida são paulina, porém não muita. Naquele tempo não havia grades de separação de torcida (era feita uma divisão com cordas pelos policiais), um ingresso dava direito a um lugar em qualquer parte da arquibancada. Embora o estádio seja são paulino, naquela época o Morumbi era visto como uma casa neutra pelos rivais. As 16:00 hs a bola começou a rolar. Aos 3 minutos de jogo o goleirão Zetti segura o tiro de meta a pedido do árbitro e o Morumbi se cala por alguns segundos em homenagem a Ayrton Senna. Foi a primeira vez que vi 60 mil pessoas totalmente caladas! Alguns segundo depois as duas torcidas "que se odiavam" começaram um coro juntas de "olê, olê, olê, olê, Senna, Senna". Nesse momento ninguém se importou que Senna era corinthiano! A "ficha" para muitos ainda não tinha caido, a maioria dos que ali estavam sairam de casa cedo como eu e não tinham muitos detalhes de como havia acontecido o acidente, estávamos mais preocupados em chegar vivos ao estádio do que qualquer outra coisa! Vi muita gente triste e chorando que só parou quando os gols começaram a sair... e foram 5 no total. 
      Realmente este não foi um bom dia pra mim e deve ser por isso que lembro tanto dele, além da morte de Senna o São Paulo perdeu de 3 X 2. Como o campeonato era de pontos corridos o Palmeiras praticamente confirmou o título se distanciando mais ainda do tricolor que estava em segundo. Tenho certeza que para os palmeirenses a vitória teve um sabor especial, porém muito amarga naquele domingo. O Brasil perdeu uma grande personalidade do esporte neste dia. 
http://www.youtube.com/watch?v=_LD40r1rpNA (Clique aqui e veja reportagem de Mauro Naves na Rede Globo). http://www.youtube.com/watch?v=Z9OqQ6dU1E0  (Clique aqui para ver melhores momentos do jogo na Band).

      O povo que saiu nas ruas para se despedir do corpo de Ayrton Senna num imenso cortejo em carro de bombeiros, saiu as ruas novamente 77 dias depois para comemorar a conquista da Copa do Mundo dos Estados Unidos carimbando o tetra depois de 24 anos sem título. Foi um grande consolo para os brasileiros levantarem a taça no dia 17/07 contra a Itália que estava entalada desde a Copa de 1982. Já no meu caso, tive que esperar até o domingo seguinte 24/07 para me sentir "vingado" com a vitória do tricolor por   2 x 1, eliminando o Palmeiras da Libertadores com dois gols de Euller. Clique aqui para ver os gols: http://www.youtube.com/watch?v=BVVEtV26vLU
      Detalhes da carreira de Ayrton Senna inclusive o trágico 1º de Maio podem ser conferidos no ótimo documentário lançado em 2010 chamado: "Senna, o brasileiro, o herói, o campeão".  
      O diretor Asif Kapadia e o roterista Manish Pandey foram muito elogiados pela crítica por esse documentário que foca em narrar os grandes feitos e também trazer imagens raras dos bastidores e da vida pessoal do piloto brasileiro. A grande atração mesmo fica por conta da rivalidade com o piloto francês Alain Prost, filmada e contada com detalhes impressionantes. Se você foi um daqueles fãs que ficavam a manhã inteira de domingo sentado no sofá da sua casa vibrando com as vitórias e se arrepiando quando Galvão Bueno gritava "Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil", com certeza você vai se emocionar com esse documentário.  Veja o trailer (clique aqui): http://www.youtube.com/watch?v=N70aoG5Lh40 

5 comentários:

  1. Eu estava vendo a corrida na casa da minha tia mas achei que não era nada, depois qdo eu fui na feira soube que ele (Senna) tinha morrido. caramba, já pssou tanto tempo!
    Sobre esse jogo nem fiquei sabendo, sou corinthiana.
    Ass: Leila Mattos-Piracicaba

    ResponderExcluir
  2. Eu tava em BH com meus amigos quando soube da noticia da morte do Senna, ai todo mundo correu para a televisão. eu lembro que o cruzeiro jogou nesse dia mais eu nem lembro se vi o jogo e contra quem era. Mas ai em Sampa esse jogo era quase decisão por isso você lembra.
    Moises Alonso- BH

    ResponderExcluir
  3. Senna grande corinthiano, tu faz muita falta!!! É nóis Guaianazes.

    ResponderExcluir
  4. André, faltou vc postar a foto do Senna chegando no aeroporto junto com a delegação do São Paulo campeão do mundo em 1992, ele com a faixa do tricolor campeão do mundo no peito.
    http://img.photobucket.com/albums/v291/sennasnake/Arquibancada%20Tricolor/AyrtonSennatricolor.jpg

    ResponderExcluir
  5. BELA MATERIA LIRA ,O BRASIL EM MEIO AOS POLITICOS QUE ANO APOS ANO SURRUPIAM NOSSO DINHEIRO COM O CARGO QUE OS ELEGEMOS ,TEMOS UMA PESSOA BRASILEIRA QUE CONQUISTOU O RESPEITO MESMO AS VEZES QUE NAO IA TAO BEM EM CORRIDAS ,MAS POR SEU CARATER E PERSEVERANÇA TIPICA DOS BRASILEIROS NORMAIS UO SEJA OS QUE NAO SAO POLITICOS.
    SENNA SEMPRE BRASIL..............

    ResponderExcluir