Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Futebol Sul-Americano

     
      Neste post vou falar sobre os maiores clássicos dos países sul-americanos: clubes envolvidos na disputa, número de títulos, torcida, onde o jogo é disputado, situação dos  últimos campeonatos entre outras curiosidades.
     Quatro países terão um destaque maior em relação a seus maiores clássicos: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Sobre o Brasil fiz um comentário mais extenso, explicando porque o Brasil não tem um jogo que se denomina como maior clássico do país. 
   
Boca Juniors X River Plate - O maior clássico da Argentina é o que reúne o maior números de títulos entre todos os clubes e também as duas maiores torcidas do país. O River Plate tem 34 títulos argentinos e o Boca Juniors soma 30. O Campeonato Argentino já viveu várias fases sendo elas divididas entre: Era Amadora, Campeonato Metropolitano (2 por ano), Campeonato Argentino e nos últimos anos dividido entre torneio Clausura e Apertura, proporcionando assim dois campeões nacionais num mesmo ano.
      Em 2011, o maior estádio da Argentina (Monumental de Nuñes, localizado no Norte de Buenos Aires) presenciou a inimaginável queda de sua equipe para a segunda divisão, porém o clube já está próximo de retornar à elite, já a torcida do Boca está feliz da vida com a má fase do rival, além disso ainda conquistou o título de campeão do Torneio Apertrura de 2011. O Boca (localizado no bairro La Boca, região sul de Buenos Aires) é o time mais popular do país com aproximadamente 16 milhões de torcedores espalhados por toda Argentina contra 10 milhões do River, isso é praticamente 70% da preferência nacional sendo que na Argentina existem muitos outros times de tradição como o San Lorenzo, Estudiantes, Velez, Racing e Independiente.
 

Racing X Independiente - Este outro grande clássico Argentino reúne dois dos times que mais se odeiam no mundo no menor espaço físico, ou seja, a distância entre um estádio do outro não chega a 300 metros (foto). Os dois clubes pertencem à cidade de Avellaneda situada na região da grande Buenos Aires, seria mais ou menos como Guarulhos em relação à grande São Paulo. Em Avellaneda, Boca e River não são unanimidades! O tamanho das torcidas de Independiente e Racing se equivalem, porém a do Racing é mais famosa por ser muito fanática e viajar bastante para todas as partes do país. Em títulos do campeonato argentino também estão empatados com 16 cada um. Um grande diferencial é que o Independiente possui o maior número de títulos da Libertadores entre todos os times com 7 conquistas contra 6 do Boca Juniors e 5 do Peñarol-Uru.
      A terceira maior cidade da Argentina é Rosário na Província de Santa Fé (a segunda maior é Córdoba) e de lá vem o clássico chamado "Leprosos contra Canalhas", Rosário Central X Neweel's Old Boys. Esses dois times não são de ganhar muitos títulos nacionais mas a grande disputa do ano mesmo é o jogo entre eles, uma vitória no clássico vale mais que o título. O Rosário Central tem mais torcida que o rival mas o Neweel's tem um título argentino a mais (5 a 4). O Newell's Old Boys ficou conhecido aqui no Brasil por ter sido o adversário do São Paulo na final da Libertadores de 1992.

Peñarol X Nacional - É o maior clássico do Uruguai. Os dois estão para o Uruguai assim com Grêmio e Inter estão para o Rio Grande do Sul. Mais de 90% do país se divide entre essas duas equipes. Tanto nos títulos como na torcida a vantagem é do Peñarol, porém não muito significativa. Nos últimos 10 anos o Peñarol só ganhou 2 títulos e isso diminuiu muito a diferença entre eles. Por enquanto o Peñarol está com 47 títulos contra 43 do Nacional. Os dois times se orgulham de serem tri-campeões mundiais de clubes e de terem 8 Libertadores (5 a 3 para o Peñarol). Um país tão pequeno geograficamente como o Ururguai possui dois gigantes que fazem o estádio Centenário de Montevidéu ficar pequeno no dia em que se enfrentam, dividindo o povo nas ruas de amarelo e preto (cores do Peñarol) e azul, branco e vermelho (cores do Nacional de Montevidéu). A população do Uruguai é de aproximadamente 3,4 milhões de habitantes.
 
Olimpia X Cerro Porteño - É o maior clássico do Paraguai. Estas duas equipes são responsáveis por 67 títulos do campeonato paraguaio. O Olímpia venceu 39 e o Cerro 28. Nos títulos internacionais a vantagem também é do Olímpia que venceu a Libertadores 3 vezes enquanto o maior rival e de maior torcida sonha com a competição que nunca chegou sequer a uma final. Eu já estive no Paraguai e pude acompanhar de perto o quanto essas duas equipes estão diretamente ligadas na vida do povo paraguaio pelas ruas, nos comércios e nas conversas de esquina. O Olímpia (cores, branco e preto) venceu em 2011 o campeonato paraguaio que não vencia há 10 anos e o Cerro (tem as cores da bandeira paraguaia) chegou perto da final da Libertadores 2011, se não tivesse cruzado com o Santos poderia chegar a sua tão sonhada final inédita. Quando um dos dois está em campo o país presta atenção para torcer pro seu time ou secar o rival. A população do Paraguai é de aproximadamente 7,3 milhões.
 
Colo-Colo X Universidad de Chile - A rivalidade entre esses dois times chega ao ponto de dividir regiões e gangues pelos bairros de Santiago, onde as ruas são pintadas e identificadas com simbolos, bandeiras, grafites e pixações nas cores preto-branco do Colo-Colo e Azul da Universidad de Chile. O Colo-Colo é o time que mais vezes foi campeão chileno (29 vezes) e é o único time chileno que possui uma Libertadores. O que poderia ser um orgulho nacional despertou a ira de seu grande rival a Universidad de Chile mais conhecida como "La U". O Universidad é dono do maior estádio do país o "Nacional de Chile" onde o Brasil foi campeão em 1962. A "La U" tem 15 títulos chilenos e em 2011 conquistou pela primeira vez um título internacional vencendo a Copa Sul-Americana. A torcida da "La U" agora quer a Libertadores para quebrar e hegemonia do Coco-Colo que tem uma das torcidas mais fanáticas do mundo e ainda a maior do Chile. Lembrando que a Universidad Católica é outro time chileno e não tem nada a ver com a Universidad de Chile. A Católica é o segundo maior rival de Colo-Colo e da "La U" e é a terceira maior força futebolística do país que tem aproximadamente 17 milhões de habitantes.

Outros clássicos sul-americanos
AMÉRICA DE CALI
X
DEPORTIVO CALICALI, COLOMBIA
ESTUDIANTES
X
GIMNASIA Y ESGRIMALA PLATA, ARGENTINA
SPORTING CRISTAL
X
ALIANZA LIMALIMA, PERU
MILLONARIOS
X
INDEPENDIENTE SANTA FÉBOGOTÁ, COLOMBIA
INDEPENDIENTE MEDELLÍN
X
ATLETICO NACIONALMEDELLÍN, COLOMBIA
BELGRANO
X
TALLERESCÓRDOBA, ARGENTINA
EMELEC
X
L.D.UQUITO, EQUADOR
TÁCHIRA
X
CARACASCARACAS, VENEZUELA
THE STRONGEST
X
BOLÍVARLA PAZ, BOLÍVIA


Qual é o maior clássico do Brasil ?

      Aqui no Brasil temos vários fatores diferentes em relação ao futebol sul-americano, como por exemplo:
      O Brasil não tem um jogo que denomina-se como o maior clássico do país. Na maioria dos países, o maior clássico reúne as duas equipes com maior rivalidade, torcidas e que somam a maioria dos títulos importantes disputados internamente. Como o Brasil tem no mínimo 12 times grandes e pelo fato de seu campeonato ser bastante equilibrado, não há dois times bem a frente dos demais nos requisitos já citados, portanto o maior clássico do Brasil não existe pois ele se divide entre as regiões.

      Outras curiosidades em relação ao restante da América são:
      Dos países "onde o futebol é o principal esporte" o Brasil é o único separado por Estados e o único que disputa campeonatos estaduais. 
      A população do Brasil (aproximadamente 190 milhões de habitantes) é a maior do mundo entre os países que consideram o futebol como esporte principal, proporcionando assim pelo menos 5 times com mais de 10 milhões de torcedores cada um. Só o Flamengo tem aproximadamente 40 milhões, isso é mais torcedores do que a Argentina (segunda maior população da América do Sul com aproximadamente 38 milhões)  tem de habitantes.
      O principal campeonato de futebol do Brasil começou a ser disputado em 1971 (Campeonato Brasileiro) que é justamente o mais novo dos campeonatos disputados na América do sul, o Campeonato Argentino e o Uruguaio por exemplo já existem há mais de cem anos.
      O Brasil tem o maior território geográfico entre os países que jogam futebol, por isso que passamos anos jogando campeonatos regionais como se valesse um título nacional. A estrutura do Brasil no passado não permitia por exemplo jogar numa quarta-feira contra um time do Norte/ Nordeste e no domingo já estar no Sul para jogar novamente. Até hoje o Brasil não tem tantos aeroportos e linhas de trem e metrô que ligam cidades, imagine isso nos anos 30 ou 40. Nos outros países os campeonatos foram possíveis porque apresentavam um território geográfico menor, além da maioria dos times serem da mesma região.

Tirando os 12 maiores clubes do Brasil temos os clássicos
CORITIBA 
X 
ATLÉTICO PARANAENSECURITIBA, PARANÁ
SPORT RECIFE
X 
SANTA CRUZRECIFE, PERNAMBUCO
BAHIA
X 
VITÓRIASALVADOR, BAHIA
REMO
X 
PAYSANDÚBELÉM, PARÁ
GOIÁS
X 
VILA NOVAGOIANIA, GOIAS
CEARÁ
X 
FORTALEZAFORTALEZA, CEARÁ
GUARANI
X 
PONTE PRETACAMPINAS, SÃO PAULO
CSA
X 
CRBMACEIO, ALAGOAS
ABC
X 
AMÉRICANATAL, RIO GRANDE DO NORTE
AVAÍ
X 
FIGUEIRENSEFLORIANÓPOLIS,STA CATARINA
CAXIAS
X 
JUVENTUDECAXIAS, RIO GRANDE DO SUL
SANTO ANDRÉ
X 
SÃO CAETANOABC, SÃO PAULO
COMERCIAL
X 
BOTAFOGORIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO


      Na minha opinião a maior rivalidade do Brasil vem do Sul. O clássico entre Inter X Grêmio divide literalmente o Estado do Rio Grande do Sul em azul e vermelho. De todos os Estados brasileiros é o que apresenta menor índice de torcedores de outras regiões do Brasil. Além de suas torcidas serem exatamente do mesmo tamanho (nunca foi comprovado a superioridade de alguma) o equilíbrio dentro de campo é enorme. O Inter tem 4 estaduais a mais que o rival (40 a 36) e 1 título brasileiro a mais também (3 a 2), já o Grêmio tem 4 Copas do Brasil e o Inter somente uma. Quando o assunto é Libertadores os times aparecem empatados com duas cada um e um Mundial também para cada. O Inter que até pouco tempo não tinha títulos internacionais também faturou a copa Sul-americana em 2008, ultrapassando o rival naquilo que era mais gozado, os "títulos internacionais". No confronto entre as equipes, o Inter tem mais de 20 vitórias sobre o rival. A população do Estado do Rio Grande do Sul é de aproximadamente 10,5 milhões de habitantes.  

      Cruzeiro X Atlético Mineiro- É o clássico que divide a cidade de Belo Horizonte. O Estado de Minas Gerais está cheio de torcedores de times paulistas e cariocas, principalmente flamenguistas, mas na capital Belo Horizonte os mineiros tem que decidir logo cedo se serão do "Galo" ou da "Raposa". Nos últimos anos a torcida do Atlético vem sofrendo na mão do rival e mesmo assim não abandonam o time. O Atlético possui 40 estaduais contra 34 do rival e estão empatados em títulos brasileiros com uma conquista cada. Dai em diante a vantagem é toda do Cruzeiro com duas Libertadores e 4 Copas do Brasil. Os Atleticanos poderiam se vingar do rival derrubando-o para segunda divisão na última rodada do Brasileirão 2011, mas o que se viu foi mais uma goleada da Raposa em cima do Galo (6 a 1). Em 2008 e 2009 o Cruzeiro enfiou duas goleadas por 5 a zero nas decisões do estadual. Só sendo muito fanático mesmo pra não abandonar o time!!! A "sorte" do Atlético é que ainda tem mais de 25 vitórias que o rival no confonto geral. A população do Estado de Minas Gerais é de aproximadamente 19,5 milhões de habitantes. 

* Sobre a rivalidade interna entre paulistas e cariocas vou falar em outro post especial porque o assunto é muto grande e envolve várias partidas. Aguardem.   

6 comentários:

  1. Eu achava que o maior classico do Brasil era Flamengo e Corinthians mas vc tem razão, eles não são tão rivais assim, nem são da mesma cidade. Eu sou flamenguista e rivalizo o vasco, meu pai tb é flamengo mas detesta o Flu. Meu avô dizem odiava o Bota Fogo então cada um tem o seu tempo !!! Ass: Leandro Resende-ES

    ResponderExcluir
  2. oia o galo e o melhor do mundo eu sou flamenguista do qualse ino pro galo mg o galo lutou hoje as redes globo banda puxa saco dos cariocas e os paulistas a gente mineiros vai a cabar com isso vamos detonar o cruzeiro ja somos os melhores de minas vamos ganhar a libertadores e depois se deus qiser o mundial de clubes sou jornalista e vejo que o galo melhorou muito parabens galo ronaldinho o garoto bernard jo victor rever marcos rocha a vem tardelli vem robinho parabens leonardo e leonardo silva enfim galo parabens pela canpanha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. a e o flu e` um pau no cu´

    ResponderExcluir
  4. a banda so puxa saco do cxorintians ogalo vai vingar

    ResponderExcluir
  5. Cruzeiro bi da libertadores duas vezes vice tetra da copa do brasil uma vez vice o Galinho fraco nunca chegou em uma final dessa importancia a comparacao e dificel UUUL E MAFIA AZUL(DARLLAN DOUGLAS)

    ResponderExcluir
  6. Se gaylo for campeao da libertadores 2013 eu faco uma tatuagem de um galo na bunda. Se fodam CAM cachorrada antipacta maldita.

    ResponderExcluir