Powered By Blogger

terça-feira, 22 de novembro de 2011

5 Melhores Filmes de Robert de Niro

      Robert Mario De Niro Jr. nasceu em Nova York em 17 de Agosto de 1943. É um dos atores mais premiados da história do cinema. De Niro também é conhecido por protagonizar papéis com perfeição, as vezes se submetendo a ganhar ou perder peso em tempo recorde. No filme "Touro Indomável" de 1980 aprendeu a lutar boxe para fazer papel do lutador Jake Lamotta, aprendeu a tocar saxofone em 1977 para atuar com maestria em "New York, New York", e até conviveu com pacientes com problemas psiquiátricos (observando tiques e detalhes físicos) para fazer um de seus melhores papéis no filme "Tempo de Despertar" de 1990.
    Algumas vezes Robert De Niro e Al Pacino disputaram vários papéis importantes no começo da carreira, mas a verdade é que sempre houve espaço para os dois e nunca ouve uma rivalidade declarada, inclusive já contracenaram juntos em dois filmes: "Fogo Contra Fogo" (Heat) de 1995 e "As Duas Faces da Lei" (Righteous Kill) de 2008.
      Já assisti a maioria dos filmes de Robert de Niro e por isso vou sugerir os 5 melhores na minha opinião:

O Poderoso Chefão - Parte 2 de 1974 - (The Godfather Part II). Em meio a tantos atores famosos, Robert de Niro rouba as atenções desta segunda parte interpretando Vito Corleone (papel que foi de Marlon Brando na primeira parte). Isso só foi possível porque o diretor Francis Ford Coppola reformulou a história do filme que ao mesmo tempo dá sequência a primeira parte, mas também mostra a chegada de Vito à América. É ai que Robert De Niro se destaca fazendo o papel desse jovem italiano, mostrando todos os passos de como se tornou a figura imponente do primeiro capítulo. De Niro fez um papel brilhante imitando a voz e o jeito com que Marlon Brandon atuou no mesmo personagem, dando a impressão de ser o mesmo Vito Corleone de 40 anos atrás.

Taxi Driver - É um fime de 1976 onde Robert De Niro faz papel de um até então motorista de táxi solitário que trabalha a noite observando a violência das ruas de Nova York. Logo, a solidão e a rotina começam a tomar conta de Bickle Travis (De Niro) que compra uma arma para se proteger. A situação começa a mudar quando Travis é rejeitado numa tentativa de  aproximação com Betsy (Cybill Shepherd). Travis abandona a figura frágil e se torna obsessivo e violento. Planejou matar um candidato político em praça pública no qual Betsy era auxiliar de campanha. Logo depois protagonizou um masacre num gueto afim de proteger uma prostituda (Jodie Foster) que nem queria sua proteção. Robert De Niro consegue retratar bem a intenção do diretor Martin Scorsese nesse roteiro desolador e violento.

Tempo de Despertar - O nome original deste filme é "Awakenings" e foi filmado em 1990. Esta história é um drama daqueles de dar nó na garganta. Robert de Niro faz papel de um paciente (Lowe) em estado catatônico. O Dr. Malcom (Robin Williams) desenvolve um tratamento que traz Lowe de volta a consciência depois de 30 anos. Ao perceber a evolução no quadro de Lowe, todos os outros pacientes com problemas semelhantes neste hospital são reanimados. Sem saber exatamente o que aconteceu, aos poucos Lowe começa a ter efeitos colaterais preocupando todos os outros pacientes. De Niro faz tão bem tanto a evolução como a degradação do quadro clínico de Lowe que nem parece ser o mesmo Robert de Niro que estamos acostumados a ver sempre muito vigoroso! O filme foi baseado numa história real que aconteceu em 1969.

Os Bons Companheiros - (Goodfellas). Assim que terminaram as filmagens de "Tempo de Despertar", Robert De Niro já iniciou as gravações no mesmo ano (1990) deste que é mais um ótimo trabalho do diretor Martin Scorsese. Jimmy Conway (De Niro) é um dos mais respeitados gângsters num bairro do Brooklyn em 1955. Logo chama a atenção do garoto Henry Hill (Ray Liotta) que anos mais tarde aprende com Jimmy e sua máfia como ser um membro da gangue. O filme não se prende somente as cenas de De Niro, mas com certeza ampliou o clima ítalo-americano bem humorado, violento, dramático e com muitos crimes... Joe Pesci completa o trio deste típico filme clássico de máfia. 

Fogo Contra Fogo (Heat) 1995 -  Algumas cenas ficam marcadas para sempre na história do cinema. Esta cena em que Robert De Niro está na mesa com Al Pacino é tão marcante pra mim quanto a cena do filme ET andando de bicicleta é para os viciados em cinema. Quando assisti pela primeira vez, pouco me importei com o gênero policial que rege o filme, mas mesmo assim a história é boa e prende muito a atenção. Val Kilmer também atua ao lado de De Niro na caça aos inimigos. Muitos se perguntavam quem seria o policial e o vilão num possível encontro entre estas duas feras. Em Heat esse mistério foi desvendado... O melhor policial contra o maior de todos os inimigos! 

Contribuiu para este post: Clayton de Souza da Silva

6 comentários:

  1. bocão diz
    E ai André legal sua indicação dos filmes do De Niro, ontem assisti um filmaço chamado Sem limites, tem a participação do cara, e sem brincadeira o filme é legal pra caralho.
    ps: levei 10 anos pra convence a minha mina a assistir o Poderoso chefão e nunca consegui, ela leu no seu blog,os 5 melhores filmes do Al Pacino,e depois de 10 segundos ela tava louca pra ver o filme. mto obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir
  2. Tati esposa do Bocão/Junior

    OI André, só passei pra dizer que: o comentário acima não confere, eu fui OBRIGADA a ver esse filme interminável por quase 6 horas, tive que assistir o Poderoso Chefão I e o II, ah e uma certa vez, tive que ver FORÇOSAMENTE partes do tal do soberano...

    "Casar" é isso que dá!!!

    ResponderExcluir
  3. Ando tão chateado com meu time que a única forma de ficar contente com ele é assistindo o SOBERANO!
    Legal que convenci alguém a assistir um filme pelo meu Blog...mas não precisava se torturar assintindo 6 horas de uma vez !!!

    ResponderExcluir
  4. Tati esposa do Boca/Junior

    É... assitir o Poderoso Chefão I e II seguidos realmente é uma tortura :), mas no caso a tortura foi aos poucos, assistimos ele em 3 dias rsrs... Para o Junior já era a 13ª vez que ele assistia, já sabia todas as falas do filme...rsrs... Mas tirando aquelas festas (que duram dois dias e duas noites) o filme é bem legal sem dúvida, principalmente o Michael!

    Vou deixar um link de um site bacaninha pra quem curte filmes; ali vc pode registrar todos os filmes q vc já assistiu, (eles ficam até com capinha), pode registrar seus atores, filmes que não gostou, filmes que quer ver, filmes favoritos, enfim achei legal o site...
    ai vai o link:

    http://filmow.com

    ResponderExcluir
  5. Depois que você colocou no blog esses filmes e comentou tanto do Tempo de Despertar fiquei curiosa pra assistir. E realmente o filme é muito bom, principalmente por ser baseado em uma história real e faz a gente ficar pensando até que ponto podemos mudar a vida de algumas pessoas nem que seja apenas por pouco tempo. Vale muito a pena assistir...

    ResponderExcluir
  6. Um ator que sempre faz um incrível trabalho. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerado um grande ator, desfrutei do seu talento em no filme Mãos de Pedra, umo dos melhores filmes de Robert de Niro faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir