Powered By Blogger

sábado, 3 de setembro de 2011

Música Brasileira

      Qual é a melhor música do Brasil de todo os tempos? Essa é uma pergunta muito difícil, até a pior música de todos os tempos já seria difícil de responder e olha que infelizmente aqui no Brasil temos muitas músicas horríveis... alguém ai duvida? 
      Eu costumo dizer que tem muito brasileiro que só faz música para brasileiro, ou seja, sabe que sua música só vai ser aceita em nossas terras para um público pouco exigente, sendo que música boa é universal, ou alguém ai vai dizer que o U2 só fez música pensando na Irlanda (seu país de origem), ou o mesmo pro A-Ha em relação a Noruega, INXS para a Austrália e por ai vai... 
   
      Mas vamos deixar de lado essas coisas ruins da nossa música e falar de coisa boa. 
      Eu responderia na lata que acho Gita de Raul Seixas a melhor música brasileira de todos os tempos e um dos melhores discos também. Por tudo que eu sinto quando a escuto, por sua letra, pelo fundo musical, pelo seu início, fim e meio... como dizia o próprio Raul!
      A música título do álbum de 1974 (Gita) foi composta em apenas 5 minutos em parceria com Paulo Coelho (sim ele mesmo, o escritor). Foi um grande estrondo na música brasileira naquele ano. O disco ainda trazia os clássicos "Medo da chuva", "Sociedade alternativa" e "Trem das sete".  A carreira de Raul Seixas teve muitos altos e baixos mas "Gita" sempre foi lembrada como a melhor faixa do disco, que depois virou o melhor disco dos anos 70 e porque não a melhor de todas as músicas de Raulzito!
      Conheci a música de Raul Seixas quando eu tinha 12 anos em 1989, justamente quando ele morreu. Entre um disco de forró e outro que minha mãe colocava pra tocar em casa um certo dia ela colocou Raul e ouviu o dia todo. Depois disso eu mesmo estava colocando pra tocar. É uma grande decepção nunca ter tido a chance de vê-lo! Continua sendo pra mim até hoje o maior artista da música brasileira. 

      Além disso fiz uma lista com outros artistas "de nome" da música brasileira. Optei por uma lista que pra mim foram os musicos que mais influenciaram outros artistas do que propriamente foram influenciados.
      Não é fácil para um cara como eu que vivo dentro do mundo do rock há 20 anos falar de outros estilos musicais, mas como um bom admirador tenho que olhar para o lado que brilha e não apenas olhar pra dentro dos segmentos do Rock. 


      Vamos falar francamente, como são chatos aqueles especiais da Rede Globo que passam nos finais de ano com o considerado "rei" da música brasileira Roberto Carlos? Passei grande parte da minha infância ouvindo minha mãe tocando os discos do Robertão um atrás do outro. Eu acho que sei umas 30 músicas de cabeça!!! Mas não acho ele tão ruim quanto os especias da TV, muito pelo contrário, o disco do festival de San Remo de 1968 é muito bom e também gosto da fase dos anos 70 com o disco "A Cigana" de 1973.
      Outro grande ícone da música brasileira pra mim é Luiz Gonzaga que ficou conhecido com o hino do nordeste "Asa branca". Como pode um sujeito pobre que mal tinha um rádio tocar do jeito que ele tocava? Filho do também sanfoneiro Severino Januário, Luiz Gonzaga aprendeu a tocar acordeon com o pai e ainda introduziu o triângulo no forró, criando assim o "forró trio pé de Serra", além disso foi um ótimo compositor!!! No dia 02/08/89 Luiz Gonzada nos deixou aos 76 anos. 


      Tim Maia,  foi uma das maiores figuras da música brasileira, com certeza teve muita inspiração internacional para criar o seu estilo que tinha muita influência do verdadeiro funk e soul americano. James Brown com certeza foi uma grande fonte de inspiração para Tim Maia nos anos em que viveu fora do país. Desperdiçou muitas oportunidasdes pelo seu jeito marrento e polêmico, mesmo assim ainda se tornou ídolo. 
      Ney Matogrosso também pode ser considerado um grande nome da música brasileira pela carreira solo e porque não pela fase nos Secos & Molhados. Tímido, não gostava de encarar a multidão de frente e preferiu palcos menores. Mas não teve jeito, sua performance passou a ser exclusiva e imitada centenas de vezes por outros artistas. Há quem diga que Ney até foi convidado para ser o vocalista do Kiss quando a banda estava em formação. Assim como Tim Maia, foi no Rio de Janeiro que os dois dominaram boa parte da mídia especializada dos anos 70 e 80.       
      Ainda falando em Rio de Janeiro, o samba não poderia ficar de fora da minha lista. Por isso considero Bezerra da Silva o maior nome entre vários que existem por lá. A começar pela dificuldade que é sair do nordeste e vir pro Rio fazer samba, a música mais tradicional do país e da gema carioca. Pois é, ele fez sim, e fez o que ninguém tinha feito, o "samba do morro". Praticamente sem dinheiro Bezerra captou a malandragem em palavras e frases de muito bom humor e criatividade, quebrando o protocolo exigido pelas gravadoras que tiveram que se curvar!
Confesso a todos que não consigo gostar de MPB e nem considero "música popular brasileira" o que a sigla sugere. Pra mim música popular é Amado Batista que tá na boca do povo. Já li muita letra de Chico Buarque e vejo muita criatividade nas suas composições principalmente no período da censura, mas depois da nova constituinte de 1988 não só ele mas muita coisa perdeu aquele gostinho apimentado à critica da política de direita. Sem a censura, muito artista passou apenas a ser mais um. Chico Buarque tem o meu respeito, entra na minha lista, mas dificilmente tocará no som do meu carro, assim como toda turma de Caetano, Gil e mais uma dezena. Nada pessoal, apenas gosto musical!

Outros artistas brasileiros que merecem o meu destaque:

Sepultura: O heavy metal brasileiro passou a ser importante e lembrado no exterior por causa do Sepultura. Poderia ter feito mais por outras bandas mas dedicou-se somente em si e conseguiu chamar a atenção do mundo. Hoje o Brasil exporta bandas e consome material nacional independente de gravadoras.  
Racionais MC's: Por falar em independente, o Racionais é dono do que faz desde seu primeiro single. Abrem a boca pra falarem o que querem e mudaram o Rap brasileiro, que até então só admirava o Rap internacional. Mesmo com uma postura antimídia, quebraram outro paradígma ao serem premiados na MTV onde clips de RAP praticamente não tem espaço.
Tião Carreiro e Pardinho: Tião veio de Minas para o interior de São Paulo com a viola nas costas, aqui encontrou Pardinho e criaram a primeira versão do nome "pagode de viola", que anos mais tarde veio a se tornar "repente" ou música sertaneja de raíz. Letras atuantes e sincronismo perfeito em duas cordas. Gravaram mais de 40 discos.
Renato Russo: "O poeta brasileiro", compôs músicas tão boas que nem se notava a "falta" de refrão em algumas delas, um artista a frente de seu tempo... Fez da Legião Urbana uma banda de rock famosa numa época em que só o rock pesado fazia sucesso.
Jorge Ben: Criou a batida "diferente" que faltava na música brasileira "samba rock". Ritmo dançante acima de qualquer letra, influenciou diversos nomes da música brasileira mas não ao ponto de ser imitado...e jamais será substituido! 
Cazuza: Da mesma forma que Renato Russo, foi o grande poeta da música brasileira, enquanto viveu tentou misturar o rock com outras vertentes musicais. Ao se "livrar" do Barão Vermelho consegui por em prática suas ideias... mas por pouco tempo! 
 
Chico Science: Criou o estilo "maguebeat". Morreu muito precocemente, antes mesmo do mangue se tornar nacionalmente conhecido. Mas o tempo que esteve em evidência soube aproveitar muito bem... talvez seja a música brasileira mais "brasileira" de todas por envolver elementos sonoros naturais.
Raimundo Fagner: Grande compositor e de uma voz marcante. Não faz parte de nenhum estilo musical e agrada tanto a elite como o povão... uma coisa rara entre os artistas brasileiros. Ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior com discos também em espanhol.
Zé Ramalho: Um violão e uma voz grave fez de Zé Ramalho um dos artistas mais considerados entres diversas "facções do underground musical". Há aqueles que lhe consideram MPB ou até mesmo um intelecto punk...Por isso dá pra ter uma noção de sua importância! Sua musicalidade tem um pouco de tudo, folk, blues, forró...mas a sua atitude é bem rock n' roll.

5 comentários:

  1. Tati (Noiva do Bocão/Junior) comenta:

    Alguns sons Nacionais para compor a Lista:
    Golpe de Estado = Real Valor
    Violeta de Outono = Dia Eterno + Tomorrow Never Knows...
    Capital Inicial = Kamizaze ♥♥♥ (muito boa por sinal) e Mickey Mouse em Moscou
    Titãs= Disneylândia #Titonomaquia
    Ira!= Mudança de Comportamento,Rubro Zorro...

    ResponderExcluir
  2. Sandro Roberto FERREIRA12 de novembro de 2011 às 23:31

    ich bin das vasser, vestorgen marr velsvogen, nass haben vurr ....

    ResponderExcluir
  3. Vanessa disse:
    Não ha espaço ai pra colocar a Pitty ?

    ResponderExcluir
  4. Acho que Titãs também merecem entrar na minha lista! O Sepultura representa o Metal e o Titãs o Rock brasileiro. Foram muito importantes mesmo !!! É isso ai, Titãs na cabeça...de dinossauro !!!

    ResponderExcluir
  5. Shalom (em hebraico: paz, completude) André, eu sou o Rodnei, que falou com vc no condomínio. Legal conhecer vc cara, vamos manter contato. Meu e-mail é: rod.agomes@hotmail.com, envia um e-mail pra mim, aí eu te mando meus números no seu e-mail.
    Um abraço.
    Rodnei

    ResponderExcluir