Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2011

Metal & Cinema

      Música e cinema são duas coisas que caminham muito bem juntas. Algumas cenas se tornam ainda mais marcantes quando tem alguma música de fundo concorda? Imaginem só se nós pudéssemos ter a chance de escolher uma trilha que combinasse melhor com um determinado filme?
      Sabemos que por trás desses arranjos existem muitas negociações de empresários e muita grana alta rolando para decidir de qual forma será a trilha sonora, mas convenhamos, alguns filmes "pedem" uma trilha que tem tudo a ver e não são lembrados nem quando o filme acaba e sobem as letrinhas! Alguém ai já parou pra pensar que a trilha certa para "O senhor dos Anéis" deveria incluir um som do Blind Guardian? A banda alemã tem pelo menos umas 15 músicas temáticas do livro "Lord of the Rings" bem antes de pensarem em fazer o filme. "Nightfall" seguida de "The curse of Feanor" lembra aquela cena na montanha de gelo. "Somewhere far beyond" tem tudo a ver com a cena das árvores que caminham... ou poderia ser a clássica "In the Forest".

  

      Como "Piratas do Caribe" seria bem mais legal se incluisse algum clássico do Running Wild!!! Fala sério, o vocalista Rolf Kasparek escreve contos de piratas desde quando "Johnny Depp" estava no primário.  A primeira vez que ouvi falar em "Tortuga" ou "Porty Royal"  foram nos clássicos "Under Jolly Rojer" e "Port Royal" (1987 e 1988).

 

      A batalha de Achilles contra Hector (gregos e troianos) no filme "Tróia" foi contada numa versão de 28 minutos do álbum "Triumph of Stell" do Manowar em 1992 (muito antes de lançarem o filme). Uma batalha de espadas bem sangrenta e violenta, isso alimenta a inspiração de Joey Demaio e companhia (Manowar) de 8 em cada 10 músicas!!! Nem preciso falar que não tem nem 1 minuto de metal na trilha sonora desse filme!!!

 

      O grande clássico do terror (pra mim ainda o maior de todos os tempos) o "Exorcista" foi relançado numa versão mais recente (ano 2000) com algumas cenas que ficaram de fora do original de 1973. Nessa edição mais atual combinaria muito se na cena da Regan descendo as escadas feito uma aranha possuída estivesse ao som de Venon ou de alguma banda de black metal. No mínimo deveria ter uma introdução de "Welcome to hell" quando o padre Karras esta subindo as escadas ao encontro de seu desafio. Não ficaria mais assustador?

 

      De todos o único que eu perdoo é o clássico "Tunes of War" do Grave Digger ficar de fora da trilha de "Coração valente". Mas ai você vai me perguntar, mas o disco não tem tudo a ver com a batalha entre Escócia e Inglaterra no século XIV? Sim, o disco é temático e tem músicas como "Scotland United", "William Wallace", "The Bruce", etc mas o problema é que o filme veio antes do disco (1995) e o "Tunes of War" é de 1996. Mesmo que tivesse sido lançado antes ele certamente não faria parte da trilha sonora do filme... como todos os outros citados a cima!


 

      Nesses casos não há outro jeito a não ser abaixar o som do filme e aumentar o CD simultaneamente e fazer a trilha sonora do nosso jeito. Tentem essa experiência em casa... o filme fica bem melhor!


Outros filmes que combinam com trilha sonora de Metal: 
O Alberg = Obituary 
O Massacre da serra elétrica = Destruction 
A Bruxa de Blair = Black Sabbath 
Hannibal = Cannibal Corpse 
Gladiador = Rhapsody  
A Múmia = Iron Maidem (Powerslave)
Sexta feira 13 = Slayer
Hellraiser = Motorhead

2 comentários:

  1. Anderson Metal Tricolor20 de agosto de 2011 às 23:00

    Bacana essa iniciativa aê cara, continua mandando bala nos texto aê, tá bacana, fallow !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falae André, aqui é o Daniel do "Don Corleone", ficou muito loco o logo do bar no seu blog... vou colocar o link dele na nossa pág do face e quando vc tiver os cartões é só passar no bar e deixar lá... Tbm curti o blog, varias coisas q eu sempre gostei e que aparecem por aqui, legal mesmo...

    ResponderExcluir