Powered By Blogger

terça-feira, 14 de maio de 2013

Diretores de Cinema

      Steven Spielberg é o diretor mais famoso da história do cinema. Também pudera! Entre seus trabalhos estão filmes que já foram exibidos milhares de vezes no cinema e na TV como: "Tubarão", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", "Indiana Jones", "E.T- O Extraterrestre", "Parque dos Dinossauros", "O Resgate do Soldado Ryam", "A Lista de Schindler" e o recente "Lincoln".

Steven Spielberg, 66 anos 
     Neste post, falarei sobre alguns dos diretores que mais acompanho e que muitas vezes passam por desapercebidos mesmo com tantos anos em atividade. Citarei informações básicas como nacionalidade, idade, características principais, premiações, parcerias e o principal de tudo: alguns de seus melhores trabalhos.
      Dificilmente um diretor é responsável por todas as categorias mais observadas de um filme, que são: A própria direção, roteiro, fotografia e música. Isso sem falar no elenco, que muitas vezes depende da empresa que administra o filme como: Warner Bros, Columbia Pictures, Universal, Technicolor, Paramount, Polygram, Miramax, MGM, entre outras. 
Indiana Jones, personagem
 de Steven Spielberg e George Lucas
       Mesmo com tantas frações, os creditos aos diretores são mais do que merecidos. Bons diretores tornam atores desconhecidos em famosos da noite para o dia, além de conseguirem extrair o máximo de atores já consagrados. Sem nenhum demérito, é possível escrever um livro dependendo exclusivamente da habilidade do escritor e de um bom acerto com uma editora. Em um filme é muito mais complexo! É ai que entra a personalidade do diretor. Steven Spilberg que foi citado na abertura do blog tem como característica principal o investimento em efeitos especiais. É claro que suas competências vão além disso e nem sempre os filmes premiados são os de melhores efeitos. Um exemplo disso em sua carreira são os Oscars ganhos por filmes que não exploraram tanto assim os efeitos como "A Lista de Schindler" (1994) e "O Resgate do Soldado Ryam" (1999), enquanto filmes como "Transformers" (não concorreu) e o clássico "ET" de 1982 não levaram o prêmio (O filme Gandhi foi o vencedor do ano). 

Observação: "Nem sempre um bom filme é aquele que ganha o Oscar. Isso também depende muito do olhar de quem julga.  E lembro também que é impossível assistir a tudo. Melhorou, mas mesmo assim ainda esta muito difícil adquirir um DVD original no Brasil. Quando não é o preço que atrapalha é a própria dificuldade em encontar o filme mesmo em cópia (isso me deixa muito decepcionado). A maioria das pessoas gostam apenas de lançamentos, mesmo que seja de baixa qualidade (alguns gravados de dentro do cinema pelo celular). Com certeza não vi a metade dos filmes que gostaria mesmo me considerando um cinéfilo! Contudo, nos últimos 10 anos adquiri um bom material. Poderia ser bem maior, mas quem sabe um dia."         

Robert Deniro e Martin Scorsese em Taxi Driver
   Martin Scorsese (70 anos) é um grande exemplo de diretor que encontrou na parceria com o grande ator "Robert Deniro" uma fórmula para o sucesso. E não foi só isso! Juntos os dois desenvolveram técnicas para vários papéis de "Deniro" exigindo-o com características diferentes, seja na maneira de falar, do corte de cabelo, no peso ou até mesmo em habilidades pessoais como lutar box e tocar instrumentos musicais. Tais os filmes: "Caminhos Perigosos" (1973), "Taxi Driver" (1976), "New York, New York" (1977), "Touro Indomável" (1980), "O Rei da Comédia" (1983), "Os Bons Companheiros" (1990), "Cassino" (1995). Embora nunca tenha sido premiado com o Oscar de melhor filme, Scorsese abriu essa possibilidade para sua equipe e do próprio "Robert Deniro" tantas vezes indicado e premiado como melhor ator em seus trabalhos. 

Quentin Tarantino, 50 anos
Quentin Tarantino tem como suas características principais a violência explicita e as viradas de jogo.  A sequência de bons filmes de Quentin é impressionante. Depois de "Cães de Aluguel" de 1992 logo veio "Pulp Fiction- Tempo de Violência" (seu filme mais premiado) e uma participação no roteiro de "Assassinos por Natureza" todos em 1994. Sem que tivesse tempo para respirar "Killing Zoe" filmado na França já saiu logo em seguida. De volta aos Estados Unidos, Quentin não deixou de trabalhar e esteve presente até como ator em pequenos papéis (característica que não abre mão) em "Grande Hotel" (filme com participação de Madonna) e "A Balada do Pistoleiro" com Antonio Banderas. 
      O grande desafio de Tarantino veio em 1996 quando lançou "Um Drink no Inferno", um filme feito de propósito para todo mundo adorar eté a metade! Só alguém com muito gabarito (ou louco) para lançar um filme que muda completamente o rumo na metade sem se importar com as críticas! Entre 2003 e 2004 Quentin chamou mais uma vez "Uma Thurman" para gravar "Kill Bill" no estilo clássico que o consagrou. Abusando ainda mais dos exageros, a começar pelas 4 horas de filme divididas em duas partes de muito Kung fu, efeitos visuais e é claro, muito sangue pelo caminho!
Samuel L Jackson, John Travolta, Bruce Willis e
Uma Thurman no elenco de Pulp Fiction- 1994 

     Em 2005 foi a vez de "Hostel" (O Alberg), um dos filmes mais pertubadores do estilo suspense e terror. Tanto que dois anos depois uma segunda parte foi lançada no mesmo estilo. Segundo o próprio Tarantino: "Se é para chocar, então que tenha muitos gritos de desespero nos momentos de tortura".   
      Outra característica de Tarantino são os filmes com aspecto amador proposital e os "falsos trailers". Em parceria com o diretor "Robert Rodriguêz", os dois são reponsáveis pelos trabalhos em "Grindhouse", dois filmes lançados ao mesmo tempo no cinema e vendido separadamente em DVD (Planet Terror e Death Proof). O falso trailer deste DVD lançado em 2007 inspirou Rodriguez a terminar o que conhecemos como "Machete" lançado em 2010.  
      Bastardos Inglorius (2009) e Django Livre (2012) são as provas de que os trabalhos de Quentin Tarantino ainda estão em alta! 

Oliver Stone (66 anos) escreve todos os roteiros dos filmes em que dirige. Essa não é sua única característica, Oliver também gosta muito de causar polêmica! Detalhe que fica facilmente visível em sua filmografia: Em 1983 Oliver Stone escreveu o roteiro de "Scarface" (filme que consagrou o ator "Al Pacino" no papel de Tony Montana) para "Brian De Palma" (outro grande diretor). Em 1986 produziu "Platoon", um dos filmes de guerra mais premiado do cinema! Oliver gostou tanto de "Charlie Sheen" que convidou-o novamente para ser protagonista em "Wall Street" de 1987 junto com "Michael Douglas". 
      "Nascido em 4 de Julho" de 1989 com "Tom Cruise" manteve acesa a linha dos filmes polêmicos, começando ai uma forte crítica da oposição, acusando-o de manipulador de massas.       Em 1991 Stone lança "The Doors, o filme", para representar de forma resumida os passos meteóricos da banda e de "Jim Morrison", um dos vocalistas mais inquietos da história do rock! 
Kevin Costner em JFK, também
se lançou como diretor em 1990
com "Dança com Lobos"
      Se já havia alguma acusação com uma suposta "teoria da conspiração" por parte de seus filmes, Oliver resolve assumir sua personalidade e usa mais uma vez uma história polêmica para causar mais barulho. O assassinato de John kennedy em versões do que poderia ter acontecido com o ex-presidente dos Estados Unidos estremesse o mundo do cinema e da imprensa em geral, consagrando-o de vez!  
      "Alexandre" de 2004 e "As Torres Gêmeas" de 2006 são os últimos bons trabalhos de Oliver Stone. Mais uma vez polemizando! O primeiro por retratar um imperador gay (assunto que sempre rende notícias) e o famoso caso do 11 de Setembro que dispensa comentários. 

Danny Boyle e o Oscar 
Danny Boyle (56 anos) é o primeiro diretor desta lista que não é americano. O Inglês iniciou sua carreira meio tímido com o filme "Elephant" de 1989, mas em 1994 deu um grande salto em sua carreira. O filme "Shallow Grave" conhecido no Brasil como "Cova Rasa" teve muito destaque no cinema cult. Dois anos depois foi a vez do clássico "Trainspotting" ficar famoso em todo mundo. O filme retratava jovens escoceses abusando do uso de heroina com cenas bem fortes. O carismático ator "Ewan McGregor" destaque também em "Cova Rasa" com certeza foi a melhor descoberta de Boyle, formando uma grande parceria onde os dois foram bastante contemplados com prêmios da "BAFTA Britânica". 
     "Por Uma Vida Menos Ordinária" de 1997 e "28 Dias Depois" de 2002 foram trabalhos que passaram desapercebidos, porém são dois bons filmes.
       O grande prêmio da academia (Melhor Filme do Ano) veio em 2008 com: "Quem Quer Ser Um Milionário". Filmado na India, o drama do garoto "Jamal" que vai parar num "reality show" foi indicado a 10 Oscars. Um prêmio que muito diretor cobiçou durante anos e nunca conseguiu! Exemplo disso está aqui mesmo neste post.  Os filmes "127 Horas" (2010) e "Trance" (2013) são seus últimos trabalhos.  

Larry Clark, 70 anos
Larry Clark é o diretor menos badalado desse post, porém admiro bastante sua habilidade de trabalhar com adolescentes, sua principal característica. Tudo começou em 1995 com o filme "Kids". Estréia bastante promissora! Uma turma de garotos vivendo intensamente no mundo das drogas e do sexo. Este filme foi usado muitas vezes nas escolas como alerta para os jovens por tratar de temas como gravidez indesejada e AIDS. "Another Day in Paradise" de 1998 decepcionou um pouco, e Clark viu que seu forte mesmo era trabalhar com jovens. "Bully" (um assunto tão comentado neste século) foi o filme de 2001 que trouxe Clark novamente para a cena. Cult é claro! Mais uma vez Clark se arrisca e não consegue muito sucesso com "Teenage Caveman", um filme de jovens porém misturado com ficção cientifica. Em 2002  foi a vez de "Ken Park", seu filme mais pesado! Desta vez o alvo são skatistas que são vítimas de abuso dos pais. "Wassup Rockers" de 2005 é  mais um filme de jovens adolescentes de culturas diferentes entrando em conflito. O útimo trabalho de "Lawrence Donald Clark" foi o filme "Destricted" de 2006, mais uma vez sem grande destaque na mídia, sendo assim, um dos diretores mais conhecidos na cena underground!  
     
      Não tem como resumir a carreira de Clint Eastwood em poucas linhas mas eu vou tentar: Clint já ultrapassa os 80 anos de idade e já participou de pelo menos 60 filmes tanto como ator quanto como diretor. Sua principal característica como ator é a fama de durão e marrento. Ficou popularmente conhecido pelos filmes de faroeste como: "Dirty Harry", "Joe Kidd", "Where Eagles Dare", "Kelly's Heroes", etc. 
      O filme mais premiado de Clint foi "Million Dollar Baby" conhecido aqui no Brasil como "Menina de Ouro". Clint dirigiu, produziu e atuou em mais um de seus filmes com baixo orçamento, fato que rendeu muitas brigas com a "Warner Bros" (estúdio que financia a maioria de seus filmes), porém nunca cortou relações com a empresa.
Clint Eastwood em Menina de Ouro, 2004
      Ninguém nunca venceu o Oscar de melhor filme 3 vezes e quem tem mais troféus "só" faturou duas vezes. Como já havia ganho o prêmio com     "The Unforgiven" (Os Imperdoáveis) em 1992, Clint se igualou aos "imortais da academia". "Bird" (1989), "Mystic River" (2004), "Letters From Iwo Jima (2007) e "Gran Torino" (2008) são outros bons filmes premiados por outras organizações como: Golden Globe e César. 


Mel Gibson (57 anos) de todos os citados neste post é o que começou a carreira de diretor por último. Indiscutível como ator, Gibson alavancou ainda mais sua carreira digirindo os filmes em que atua. Sua estréia foi em 1993 com o discreto "O Homem Sem Face". Uma experiência boa o suficiente para dois anos depois ver sua carreira decolar com o avasalador de Oscars "Coração Valente". O filme venceu nas categorias: "Melhor Filme", "Melhor Direção", "Melhor Edição de Som" e "Melhor Maquiagem". Uma característica bem marcante nas direções de Gibson são os contextos históricos. Se na vida real a lenda de "William Wallace" não foi bem esta como esta retratada no filme, foi a sua visão, e filme nada mais é do que a versão do diretor. Outro grande  exemplo disso foi o segundo filme que dirigiu: "A Paixão de Cristo" em 2004. Mel Gibson explorou com muita frieza as últimas 24 horas de "Jesus" com cenas de tortura que vão além da imaginação. Segundo o próprio Gibson: "Se alguém achou que não foi nada daquilo fique a vontade e faça seu filme a sua maneira, não quis provar nada! 
Apokalypto de 2006, maquiagem impecável
      Até o lançamento do belíssimo "Apocalypto" de 2006, Gibson volta a ser destaque trabalhando como ator. Depois de assumir a carreira de diretor, muitos acham que todos os filmes em que ele aparece também dirige, mas não é bem assim. Um exemplo disso foi o filme "O Patriota" (2000), do diretor alemão "Roland Emmerich". Outro bom filme com com grande participação de Gibson como ator foi "Sinais" (2002) do diretor indiano "Manoj Shyamalan".
      Apokalypto ainda é seu último trabalho como diretor. O filme mistura drama com ação em uma aldeia Maia. Assim como na "Paixão de Cristo" o idioma falado na época da um tom de perfeição, uma característica que já virou marca registrada dos filmes de Gibson, provando que ele sabe dirigir e principalmente provocar!  

Stanley Kubrick é o único diretor desta lista (top ten) que não esta mais entre nós. Stanley morreu aos 70 anos em 1999. Uma grande caracterÍstica de sua vida foi a paixão por fotografia. Stanley nunca abandonou o hobby pela máquina fotográfica que comprou ainda adolescente (foto). Aos 25 anos deu os primeiros passos como cineasta. Em 1957 já havia produzido 4 filmes, mas foi em 1960 com o clássico "Spartacus" que sua carreira deslanchou. Em 1968 ganhou o Oscar de "Melhores Efeitos Especiais" com o filme: "2001-Uma Odisséia no Espaço".
A estranha gangue que bebia leite em Laranja Mecânica
      Em 1971 Stanley já estava pronto para sua obra-prima que veio com "Laranja Mecânica", um dos filmes mais vistos e comentados de todos os tempos. Avançado para sua época, este "Laranja Mecânica" estranhamente não faturou nenhum Oscar, provavelmente por ser considerado violento de mais (mal sabiam os críticos que essa seria uma tendência dos filmes do futuro), porém se tornou imortal entre as fábulas dos filmes controversos e politicamente incorreto.  
      Em 1975 "Barry Lyndon"  foi considerado um filme apenas discreto. Em 1980 Stanley Kubrick dirige o considerado por muitos como o grande clássico do terror, "O Iluminado". Em 1987 o filme "Nascido para Matar" entrou para a lista dos vários filmes de guerra lançado nos anos 80 que falava sobre o Vietnã. Em 1999, "De Olhos bem Fechados" encerrou a brilhante carreira de Stanley Kubrick que faleceu 5 dias depois de terminar o filme.

      O diretor e produtor Ridley Scott de 75 anos fecha a minha lista "top 10 dos diretores", sendo o segundo inglês (os demais são todos americanos). Sua estréia foi em 1977 com o filme "O duelista" vencendo o "Festival de Cannes" na categoria "Melhor Primeira Obra". Em 1979 foi a vez de "Alien, O Oitavo Passageiro" ser premiado por "Efeitos Especiais" e "Direção de Arte". Em 1982 Ridley chama "Harrison Ford" para ser protagonista em "Blade Runner- O Caçador de Andróides". "A Lenda" (85), "Perigo na Noite" (87) e "Chuva Negra" (89) mantiveram seu nome entre os diretores que sobreviveram em alta performance nos anos 80. "Thelma e Louise" abriu os anos 90 vencendo como "Melhor Roteiro Original".
Russel Crowell em Gladiador (1999)
com Ridley Scott trabalhou em mais 4 filmes
      E para fechar bem a década de 90 nada melhor que faturar o tão merecido Oscar de melhor filme, e ele veio com o clássico "Gladiador". Além de ser o gande filme do ano, "Gladiador" também venceu nas categorias: "Figurino", "Som" e "Efeito Especiais". "Russell Crowe" foi eleito o melhor ator. Foram 5 vitórias de 12 indicações!
      Em 2001 Ridley resolve dar sequência na história de "Hannibal Lecter", famoso personagem do escritor "Thomas Harris" do livro "O Silêncio dos Inocentes". 
      Em 2006 Ridley chama novamente "Russel Crowell" para estabelecer uma relação em que rendeu mais 4 filmes: "Um Bom Ano", "O Gângster (2007)", "Rede de Mentiras (2008) e "Robin Hood (2010). Seu último trabalho foi o filme "Prometheus" de 2012.


NOME
PAÍS DE ORIGEM
PERÍODO EM ATIVIDADE
ALGUNS DOS PRINCIPAIS FILMES




ALFRED HITCHCOCK
INGLATERRA
ANOS 20 ATÉ 1980
PSICOSE (60), FRENESI (72), OS PÁSSAROS (63)




FEDERICO FELLINI
ITÁLIA
1942 A 1993
 A DOCE VIDA (60)



SATYRICON (69), AMARCORD (72),












FRANCIS F. COPPOLA
ESTADOS UNIDOS
1963 - ATUALMENTE
O PODEROSO CHEFÃO (72 E 74),



APOCALYPSE NOW (79)








BRIAN DE PALMA
ESTADOS UNIDOS
1960- ATUALMENTE
CARLYTO'S WAY (93), SCARFACE (83), OS INTOCÁVEIS (87)




MARIO BAVA
ITÁLIA
1946 ATÉ 1980
A MÁSCARA DE SATÃ (60), BLACK SABBATH (63)




WOODY ALLEN
ESTADOS UNIDOS
1965 - ATUALMENTE
A ROSA PÚRPURA DO CAIRO (85)



ANNIE HALL (77),








JOSÉ MOJICA MARINS
BRASIL
1963 - ATUALMENTE
ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER (67)



A MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA (63), 








CHARLES CHAPLIN
INGLATERRA
1895 ATÉ 1976
O GRANDE DITADOR (40)



TEMPOS MODERNOS (36), O CIRCO (29).








ORSON WELLES
ESTADOS UNIDOS
ANOS 40 ATÉ 1985
CIDADÃO KANE (41), A MARCA DA MALDADE (58)




ROMAN POLANSKI
FRANÇA
1953 - ATUALMENTE
O PIANISTA (02)



O BEBÊ DE ROSEMARY (68), CHINATOWN (72),








JAMES CAMERON
CANADÁ
1976 - ATUALMENTE
O EXTERMINADOR DO FUTURO (84,91)



TITANIC (97), AVATAR (2010), RAMBO (85),








INGMAR BERGMANN
SUÉCIA
1945 ATÉ 2004
FANNY E ALEXANDRE (82)



ATRAVÉS DE UM ESPELHO (61), 








JEAN-LUC GODARD
FRANÇA
1959 - ATUALMENTE
ACOSSADO (59)



ALPHAVILLE (65), O DESPREZO (63),
















ROBERTO BENIGNI
ITÁLIA
1972 - PRESENTE
A VIDA É BELA (97), O MONSTRO (94)












GEORGE LUCAS
ESTADOS UNIDOS
1970 - ATUALMENTE
STAR WARS (77,80,83,99,02,05), AMERICAN GRAFFITI (73)








KRZYSTOF KIESLOWSKI
POLÔNIA
ANOS 40 ATÉ 1996
TRILOGIA DAS CORES