Além da Europa e dos Estados Unidos, duas grandes nações de polos diferentes se destacam no mundo da música por exportarem bandas que se tornaram mundialmente famosas: Canadá e Austrália.
O que o segundo (Canadá) e o sexto (Austrália) maior país do mundo em território tem em comum fora o inglês como idioma principal? Enquanto a temperatura de um raramente ultrapassa os 15° graus no outro o clima é tropical praticamente o ano todo, ou seja, os cenários de inspiração são bastante opostos, porém, o bom gosto musical seria a melhor resposta para essa questão.
O que o segundo (Canadá) e o sexto (Austrália) maior país do mundo em território tem em comum fora o inglês como idioma principal? Enquanto a temperatura de um raramente ultrapassa os 15° graus no outro o clima é tropical praticamente o ano todo, ou seja, os cenários de inspiração são bastante opostos, porém, o bom gosto musical seria a melhor resposta para essa questão.
O vizinho norte americano tem o Rush como a maior e mais tradicional banda do seu país, já os australianos se orgulham de terem um cantor que virou ministro do governo. Veja quais são os outros 8 destaques, completando meu top 5 de cada país:
O Rush vendeu mais discos do que o Canadá possui de habitantes (cerca de 34 milhões). A banda foi formada em 1968 em Toronto mas somente em 1974 gravou seu primeiro disco. A formação clássica é composta pelo baixista, tecladista e vocalista Geddy Lee, pelo guitarrista Alex Lifeson e pelo baterista Neil Peart. O Rush também é conhecido pela habilidade instrumental de seus membros e pelas letras complexas de algumas canções que aborda temas como filosofia, fantasia e ficção. Até o momento, já são 20 álbuns oficiais e o título de "principal referência musical do rock progressivo". Sem dúvida é a banda mais premiada e bem sucedida de seu país...e uma grande influência mundial. Seus maiores clássicos são os discoss: "Fly by Night", "Moving Pictures" e "Roll the Bones" (foto de encarte).
Se o próprio Metallica e Anthrax admitem que o som que eles fazem não seria o mesmo sem o Anvil quem seria eu pra dizer o contrário? No início do anos 80 as bandas americanas só tinham as inglesas como inspiração para fazer um som pesado. Dai o Anvil apareceu em Toronto com dois discos que mudaram toda uma nova geração: "Hard'n'Heavy" (1981) e "Metal on Metal" (1982). Foi uma das maiores estréias revolucionárias do mundo do Heavy Metal e também colocou o Canadá em um patamar mais respeitado no mundo do Rock. O guitarrista e vocalista Steve Lips e o baterista Robb Reiner são os únicos remanescentes da banda. Por uma questão financeira os caras eliminaram uma guitarra e se tornaram um trio. O Anvil segue a carreira fazendo shows quando entram de férias nos seus empregos pessoais!
O trio canadense que anos mais tarde se tornou um quarteto ficou mundialmente famoso pelo fato de ter um baterista como vocalista principal (Dan Beehler). Não só por isso, o Exciter é apontado por muitos como criador do Power Metal ou Speed Metal, tamanha potência em se tratando de música pesada e velocidade. Depois da abertura de portas dos Estados Unidos em relação a gravadoras, o Exciter deixa a capital Ottawa e aproveita melhor a oportunidade, incluve mais que o próprio Anvil que iniciou o Heavy Metal no país! O Exciter se envolveu em várias turnes pelo mundo com bandas consagradas que a ajudaram crescer como Anthrax e Mercyfull Fate. Uma destas turnes passou aqui pelo Brasil em 1986 com o Venon.
Capa do disco Alice in Hell |
O Annihilator surgiu em 84 em Ottawa, mas seu primeiro disco e também seu maior clássico "Alice in Hell" foi lançado em 1989. Jeff Waters, guitarra, baixo e vocal é o fundador e dono da banda. O segundo disco "Never, Neverland" de 1990 serviu para marcar os canadenses da capital do país na cena thrash, aumentando a responsabilidade por um terceiro clássico que nunca veio! A formação é o maior problema ao longo da carreira do Annihilator, simplesmente 25 integrantes já passaram por lá até 2012. Enquanto isso, os dois discos de estréia continuam sendo reverenciados!
John Kay, vocalista e guitarrista do Steppenwolf nasceu na Alemanha nazista que depois virou parte da Russia, mas foi criado em Toronto no Canadá. O quinteto composto por dois canadenses, dois americanos e John Kay se mudou para os Estados Unidos e lançaram logo de cara um dos singles mais famosos da história do rock e um verdadeiro hino para os motoclubes do mundo. Trata-se de "Born to be Wild" de 1968. Embora a banda seja de Rock n' roll, foi nesta mesma música que o termo "Heavy Metal" apareceu pela primeira vez na frase: "Heavy Metal Thunder". Em 1971 John iniciou uma carreira solo paralela com o Steppenwolf, onde gravaram um DVD comemorativo em 2005. O útimo trabalho entre muitos até o momento.
A maior e mais famosa banda da Austrália tem uma história curiosa sobre sua nacionalidade. Bon Scott o primeiro vocalista da banda (entre 1974 e 1979) nasceu na Escócia mas foi criado em Sidney. Somente aos 15 anos de idade Scott conheceu os dois irmãos que como ele também nasceram na Escócia e creceram na Austrália, eram Angus e Malcolm Young. O único australiano de fato na banda é o baterista Phil Rudd pois o baixista original Mark Evans saiu para a entrada do Inglês Cliff Williams. Se isso não bastasse, com a morte de Bon Scott em 1980 o AC/DC para seguir a diante escolheu para o vocal o também britânico Briam Johnson. No disco de estréia de Briam (Back in Black), o AC/DC bateu records e se tornou o disco de rock mais vendido de todos os tempos e o segundo maior da história da música perdendo apenas para Michael Jackson. A Austrália tem pouco mais de 20 milhões de habitantes e o disco vendeu 43 milhões de cópias. O AC/DC se tornou uma das bandas mais respeitadas do mundo. Seu estilo Rock n' roll se mantém vivo por quase 40 anos, lotando shows com carga máxima por onde passam. Ai esta a fórmula para os mais de 200 milhões de álbuns vendidos!
VOCALISTA E MINISTRO PETER GARRETT |
O INXS, que significa "em excesso" (forma fonética) gravou seu primeiro disco em 1980. A proposta na época era fazer um som "pós-punk-new wave", mas depois de 1983 a banda passou a assumir a postura que lhe caiu melhor, o pop rock. Este que permaneceu até o fim trágico da banda por conta da morte do vocalista Michael Hutchence em 1997. Em 2005 e 2010 a banda escolheu outros vocalistas para gravar dois álbuns mas nada se compara a época de ouro entre 1987 e 1991 onde o INXS conseguiu emplacar na Europa e Estados Unidos nada mais que 6 hits em primeiro lugar: "New Sensation", "Suicide Blonde", "Disappear", "Need You Tonight", "Never Tear us Apart" e "Beautiful Girl".
O Men at Work só gravou 3 discos de estudio: "Business as Usual" (1981), "Cargo" (1983) e "Two Hearts" (1985). O sucesso dos dois primeiros discos foi tão estrondoso que levou o nome da bandas até os mais altos padrões. Depois da premiação com o Grammy Award (um dos troféus mais importantes) em 1983 a banda infelizmente deixou a música de lado para começar uma briga por direitos que nunca terminou. Em 1985 a situação já estava insuportável entre os integrantes e a gravadora. Após a gravação do terceiro disco em meio a guerra o fim foi anunciado. O vocalista Collin Hay seguiu em carreira solo. Em 1996 se juntou com o baterista Greg Ham e gravaram um disco ao vivo no Brasil. Em 2012 Greg foi encontrado morto e as suspeitas logo cairam em Collin Hay. O caso esta sendo investigado!
Em uma ilha tropical imensa com o clima intensamente favorável o ano todo, a única coisa que faltava para os surfistas era uma banda que representasse tudo isso. Pois então surgiu o Hoodoo Gurus. A ideologia conquistou não só os surfistas da Austrália como os de todo o mundo. Formado no início dos anos 80, os primeiros discos fizeram mais sucesso internamente, mas no início dos anos 90 suas músicas acabaram se tornado universais. A banda inspirou outros conjuntos que quase atingiram a mesma fama do Hoodoo Gurus como Spy V& Spy. Seus maiores hits são: "Another World", "1000 Miles Away", "Death Defying", "Come Anytime", "Tojo" e "I Want You Back".