Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Futebol Norte/Nordeste

      Nos últimos 25 anos, somente 10 equipes da região norte/nordeste disputaram a série "A" do principal campeonato de clubes do país, o "Campeonato Brasileiro". É muito pouco para uma região tão grande com tantos times tradicionais que possuem torcidas enormes que poucos times da Europa tem! Neste post vou falar das conquistas, rivalidade, tradição dos clássicos e procurar desvendar junto com você leitor, qual é o fenômeno que impede os clubes do norte/nordeste de disputarem os principais títulos nacionais de igual para igual com os times da região sul. O que mudou na fórmula de disputa do campeonato brasileiro de 1971 à 1987 (ano da Copa União) e quais as consequências que esse campeonato resultou. 
      Para os times da região norte/nordeste soltarem o grito de "campeão" no ano, só mesmo com os campeonatos estaduais. Por isso, para promover o futebol da região a partir do ano que vem (2013) a Copa do Nordeste voltará a ser disputada com apoio da CBF e permitirá ao campeão, disputar a Copa Sul Americana. Esta é uma medida para tentar resgatar o prestígio dos times do nordeste, uma vez que sua presença na série "A" do campeonato Brasileiro com chances de rebaixamento infelizmente superam as chances de título.

Veja todos os campeões da Copa do Nordeste e da
 Copa Norte/ Nordeste:


O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste
1952 Náutico*
1964 Ceará*
1968 Sport Recife*           
1969 Ceará*
1970 Fortaleza*
1971 Remo*
1976 Vitória
1994 Sport Recife
1997 Vitória
1998 América de Natal
1999 Vitória
2000 Sport Recife
2001 Bahia
2002 Bahia
2003 Vitória
2010 Vitória
*Copa Norte/Nordeste

Bahia, Sport Recife e Paysandu, os únicos com título nacional 
     

      Quando o assunto é título nacional a situação também não é boa para os times do norte/nordeste em relação aos times do sul. A região mais pobre do país contém apenas 5 títulos de nível nacional, envolvendo times do sul na mesma competição. Vamos falar sobre eles:
      De menor expressão, porém valorizado na época e recentemente reconhecido pela CBF, o Bahia venceu a primeira competição nacional do país, a "Taça Brasil" em 1959. Para ser campeão o Bahia teve que passar pelo Vasco e Santos num total de 6 partidas. Já o título do Bahia em 1988 tem o mesmo "quilate" dos demais campeões do brasileirão, sendo o melhor time da competião num total de 19 partidas, superando o Inter na grande final.
      Outro time do Nordeste que também possui dois títulos nacionais é o Sport Recife que venceu a Copa União do módulo Amarelo em 1987, uma espécie de segundo escalão de clubes divididos em dois grupos. Como o Flamengo (vencedor do primeiro escalão) se negou a jogar contra o Sport por entender que disputou a primeira divisão (o que é também a minha opinião) a CBF declarou os dois clubes campeões daquele ano, e ao Sport o direito de representar o Brasil na Libertadores de 88 junto com o Guarani (vice campeão). Embora esta decisão ainda mude de resultado sempre que alguém entra com recurso. O segundo título nacional do Sport Recife foi a "Copa do Brasil" de 2008. Superando na campanha: Palmeiras, Inter, Vasco e Corinthians na final.  

      O único título nacional de um clube do Norte foi vencido pelo Paysandu do Pará em 2002, a "Copa dos Campeões". Esse torneio tinha finalidade de classificar um time para a Libertadores do ano seguinte (2003). O Paysandu foi o campeão, superando Corinthians, Fluminense, Náutico, Bahia, Palmeiras e Cruzeiro na Final. Hoje em dia com o Campeonato Brasileiro de pontos corridos esta necessidade de um torneio classificatório não existe mais. Bom para o Paysandu que através desta competição chegou até vencer o Boca Juniors na Argentina, porém foi eliminado no jogo de volta por 4 a 2. Valeu a experiência!


Outras curiosidades   

      Esse fato dos clubes da região mais pobre não terem tantas chances de título como no restante do país não é uma exclusividade só do Brasil. Na Itália por exemplo, acontece algo semelhante: Somente um time da região sul (a mais pobre do país) conquistou duas vezes o Campeonato Italiano em mais de 100 anos de disputa. Esse clube foi o Napoli em 1987 e 1990.
      Na Alemanha os times da antiga Alemanha Oriental (lado mais pobre) não conseguem boas campanhas na Bundesliga (serie "A" Alemã). Após a unificação das duas competições por conta das Alemanhas que voltaram a ser um único país, somente os times da antiga Ocidental conseguiram ser campeões.
SPORT RECIFE CAMPEÃO DA COPA UNIÃO DE 1987
      O ano de 1987 foi um ano fundamental para o destino do campeonato brasileiro. O "Clube dos 13" organizou a "Copa União" com somente 16 equipes, afim de reduzir o número de participantes que um dia já foi até de 94 times em 1979. A CBF organizou também um campeonato paralelo com 16 times que ela entendeu na época que mereciam disputar uma espécie de segundo módulo e cruzar na final os dois campeões de cada competição. O jogo Flamengo X Sport Recife (campeões de cada torneio) nunca aconteceu, mas depois disso o campeonato brasileiro nunca mais teve um número tão alto de participantes. Por isso, me refiro sempre aos últimos 25 anos como estatística, pois esse mudança ajudou a organizar melhor o principal campeonato do país, porém alguns times do norte/nordeste nunca mais conseguiram obter vaga no grupo de elite.  

Torcidas do Norte/Nordeste


símbolo das torcidas organizadas de Pernambuco

    Entre as torcidas, a rivalidade interna é muito acirrada como acontece também com o resto do país. As torcidas organizadas dão um verdadeiro show na arquibancada, sendo na minha opinião, as torcidas que mais incentivam o time, lembrando bastante as torcidas de alguns países sul-americanos que são acima da média nesse requisito. Bem diferente do que acontece com as torcidas do sul com duas ou três excessões que perdem a paciência logo nos primeiros minutos e vaiam durante o jogo. Além de lotar estádios e de se destacarem na aquibancada com a camisa da torcida organizada (todas iguais como deve ser) a violência das torcidas na região norte/nordeste é muito menor do que na região sul. Seria um fato cultural da vida estressada da região sul ou puro reflexo da violência na cidade grande? Acho que um pouco das duas coisas!
    


Ainda falando sobre torcida, o que mais incomoda mesmo os torcedores do nordeste são os próprios nordestinos que preferem os times de outros estados. O Flamengo, time de maior torcida do país é o time mais popular da região norte/nordeste com mais de 20 milhões de torcedores espalhados por toda região (em todo Brasil são quase 40 milhões). Depois dos 12 clubes mais tradicionais do Brasil, a torcida do Bahia aparece em 13° lugar na classificação geral, sendo assim a maior torcida do norte/nordeste com aproximadamente 2,5 milhões de torcedores. Isso seria equivalente a uma torcida de um time tradicional Europeu como Roma (Ita), Arsenal (Ing) ou Porto (Por). Depois pela ordem aparecem: Sport Recife com 2,1 milhões , Vitória 1,8 milhões, Santa Cruz 1,6 milhões, Ceará 1,3 milhões, Fortaleza 1,1 milhões, Náutico 0,9 milhões, Paysandu 0,7 milhões e Remo 0,6 milhões.
Veja video de demonstração das torcidas organizadas dos times do Nordeste clicando neste link: www.youtube.com/watch?v=FaQzAknBUJ0&feature=related 


 
Entre os clássicos de maior rivalidade, destacam-se:



Bahia X Vitória-  O Bahia tem mais títulos estaduais que o rival Vitória, são 44 contra 26. A maior cidade do Nordeste Brasileiro (Salvador tem aproximadamente 2.693.605 habitantes) presenciou 35 partidas decisivas do campeonato baiano que envolveram finais e quadrangular finais (finais antecipada) entre estas duas equipes. Desta vez a vantagem é do Rubro-negro que levou a melhor sobre o Tricolor 18 vezes contra 16 (segunto levantamento histórico que eu mesmo fiz pois cada site defende seu clube e não reconhece algumas derrotas para o rival). O dois times costumam se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro. Da conquista do campeontao brasileiro de 88 até 2012 o Bahia esteve presente 15 vezes na serie "A" enquanto o rival (que foi vice campeão em 1993) marcou presença em 17 campeonatos. No total os dois já estiveram presentes 32 vezes cada. Os dois clubes não disputam uma partida pelo brasileirão desde 2003.

Ceará X Fortaleza- Equilíbrio é a palavra chave deste jogo chamado de "clássico-rei", reunindo as duas maiores equipes  da segunda maior cidade do nordeste. A capital Fortaleza tem aproximadamente 2.476.111 habitantes que se dividem entre Alvinegros e Tricolores. Em títulos estaduais a vantagem é do Ceará, porém pequena, 41 contra 39. Nas decisões entre as equipes a situação também é equilibrada pois cada um já comemorou o título sobre o rival 16 vezes. Nos últimos 25 anos a ausência dos dois clubes na primeira divisão foi bem acentuada. Cada um só participou 4 vezes num total de 21 participações do Ceará contra 20 do Fortaleza. A melhor colocação do Ceará num brasileirão foi um 7° lugar em 1985 e o Fortaleza foi 13° em 2005.




Sport Recife X Santa Cruz- Conhecido como "clássico das multidões" justamente por terem as duas maiores torcidas de Pernambuco, este confronto já decidiu o campeonato pernambucano 21 vezes sendo super equilibrado com 11 títulos para o Sport e 10 para o Santa. A vantagem nos títulos estaduais também é do Sport 39 à 26. Porém as últimas duas decisões foram vencidas pelo Santa na casa do Sport, acirrando ainda mais a rivalidade. Desde a Copa União de 1987, vencida pelo Sport (que disputou o módulo amarelo enquanto o Santa o módulo verde), o Sport se manteve na primeira divisão em 18 temporadas (31 no total) enquanto o rival só disputou a serie "A" 5 vezes (20 no total). Além disso, o Santa vive a pior fase de sua história amargando a 3° divisão. A melhor colocação do Santa no brasileirão foi um 4° lugar em 1975. Recife tem aproximadamente 1.546.516 habitantes, sendo assim a terceira maior cidade do nordeste. 
      O Náutico é o segundo maior rival de Sport Recife e Santa Cruz. Já foi campeão pernambucano 21 vezes, sendo o único hexa campeão até hoje (1963 à 1968). Em campeonatos brasileiro já obteve 26 participações na  série "A", sendo 9 delas nos últimos 25 anos. Sua melhor colocação foi um 6° lugar em 1984. Contra o Sport Recife o jogo é chamado de "clássico dos clássicos" e contra o Santa Cruz o jogo é chamado de "clássico das emoções".
Remo X Paysandu-  O clássico pode ser chamado de o maior do Brasil por um fato: Nenhum outro jogo aconteceu mais vezes no país do que Remo X Paysandu. Até 2012 foram computadas mais de 700 jogos entre as equipes. É um dos maiores confrontos do mundo em números. O Paysandu venceu 44 campeonatos paraenses contra 42 do Remo. Contra o rival em finais o Remo tem uma pequena vantagem, saindo de campo campeão 17 vezes contra 16 do Paysandu. Os dois times vivem uma crise que parece não ter fim e variam entre a terceira e quarta divisão. A melhor colocação do Remo na série "A" foi um 7° lugar em 1993. Foram 16 participações ao todo sendo apenas 3 nos últimos 25 anos. O Paysandu participou 10 vezes da série "A" sendo apenas 4 nos últimos 25 anos. Sua melhor colocação foi também um 7° lugar em 1971.  Belém tem 1.402.112 habitantes.