Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Documentários

      Nest post o assunto é documentários. Vou citar os melhores documentários que já assiti e falar um pouco sobre cada um deles. Detalhes como o país onde foi produzido, os personagens, gênero e um pouco do que rola no filme sem contar o final. Taí minha dica, espero que todos assistam:

Anvil -   Muitas bandas ficaram famosas no início dos anos 80, o Anvil foi uma delas. Excursionou com Scorpions, Twisted Sister, Whitesnake entre outras bandas famosas, mas o tempo foi cruel com eles e os canadenses caíram no esquecimento e não ganharam muito dinheiro. Este DVD produzido em 2008 pelo mesmo diretor do filme "O Terminal" com Tom Hanks (Sacha Gervasi)  mostra o drama dos dois únicos remanescentes originais do Anvil: Steve "Lips" e Robb Reiner, tentando colocar novamente o nome da banda no cenário musical. A vida obrigou os dois a trabalhar em serviços comuns para sustentar a família, mas não largaram a paixão de fazer shows aos finais de semana. De férias no trabalho, o Anvil parte para a Europa numa turnê mal organizada por amadores, shows sem cachê e muitas dificuldades com instalações (os caras até dormem na estação do trem). Nem as brigas provocadas pelo strees foram capaz de separar os eternos amigos, nem de apagar o sonho de gravar o 13º álbum de estúdio (This is Thirteen). Rejeitada pelas gravadoras, a banda pega dinheiro emprestado e parte em busca do sonho. Essa é uma das melhores histórias de persistência, resistência e demonstração de amizade e fidelidade ao trabalho que tanto acreditam. 

Super Size Me -  Este documentário de 2004 foi produzido pelo americano Morgan Spurlock, ele mesmo é quem aparece no filme com o propósito de provar para todos que o "fast-food  americano" mata tanto quando o cigarro e o câncer. O alvo escolhido foi o McDonald's. Morgan se submeteu a comer apenas produtos da rede por um mês e todos os passos dessa jornada são registrados no filme. O compromisso que ele firmou com o documentário era de aceitar todas as propostas oferecidas na boca do caixa, como por exemplo: o tamanho extra grande (Super Size). É dai que vem o nome do documentário, tudo em tamanho "Big". Sob acompanhamento médico, Morgan se sente debilitado, fraco, enjoado, tonto e o mais importante... visivelmente mais gordo, aumentando assim a ansiedade e dúvida em relação ao final do filme. A pergunta que fica após o filme é: Até onde vale a pena o empenho por um trabalho? Até onde vale a pena se entupir de fast-food? O filme foi produzido por uma empresa rival do McDonald's? Tirem suas próprias conclusões!!! Uma coisa é certa, a idéia do documentário é muito original e o filme muito bem feito e bem humorado.
  
Fahrenheit 9/11 - É um documentário produzido em 2004 pelo famoso jornalista americano e intenso crítico dos republicanos Michael Moore. O propósito do filme é único e exclusivo: denegrir a imagem do governo George W. Bush. O filme foi considerado muito chocante e revelador quando lançado. Muitas informações que o mundo ainda não sabia em relação as "trapalhadas" do governo americano e o trágico episódio no World Trade Center (que poderia ter sido evitado), são reveladas do ponto de vista de Moore, colocados de uma forma bem explícita e direta apresentando os fatos. Em conseqüência ao ato terrorista, a guerra no Iraque foi mais um acontecimento no governo Bush que aparece o tempo todo demonstrando total despreparo com a situação.
      O mais interessante disso tudo é que em 2004 houve eleição para presidente nos Estados Unidos e Bush foi novamente eleito para ficar mais 4 anos. O documentário foi muito útil para responder questões que todo mundo se perguntava, porém o povo americano estava muito confuso e assustado na época, essa é a minha única explicação do porque manter aquele "homem" no governo por mais 4 anos!!!  


A Headbanger's Journey e Metal Global -  Formado em antropologia (ciência que estuda as culturas dos povos), o canadense e apaixonado por música Sam Dunn abre espaço para estudar outra cultura, o heavy metal. Na primeira parte produzida em 2005, Sam tenta entender vários tópicos do assunto com ajuda de especialistas e de depoimentos de quem pertence ao "movimento" como: Dee Snider, Bruce Dickinson, Dio, Lemmy  entre outros. Assuntos como religião, hedonismo e sexo são discutidos, como também a origem do som e as várias formas de metal que conhecemos como heavy, glam e o black metal. Sobre o black metal o assunto é bem mais longo e conta com um DVD bônus abordando somente sobre ele. 
      Na segunda parte do documentário, lançado em 2008 chamada Metal Global, Sam visita alguns países que parecem não ter heavy metal mas que estão evoluindo  e introduzindo a cultura local na música como: Índia, China, Israel, Indonésia e o nosso Brasil. Por aqui, Sam visita o Rio de Janeiro e São Paulo ao lado da presenças de Carlos Vândalo (ex-Dorsal Atlântica) e Max Cavalera (ex-Sepultura). 

 1000 Trutas, 1000 Tretas - É um documentário que você pode encontrar no "bônus" do único DVD ao vivo dos Racionais MC's lançado em 2006. Focado em São Paulo, o DVD mostra as dificuldades que o povo negro enfrentou sendo deslocado para as periferias da cidade e a luta a procura de espaço na sociedade no início do século XX. Imagens antigas dos bairros nos anos 20, 30 até os anos 70 são exibidas e narradas por Mano Brown (diretor do filme). Ao entrar nos anos 70 o assunto parte para a música e vários depoimentos de quem praticamente iniciou o movimento funk/ soul/ samba-rock em São Paulo dão um outro clima ao documentário. Personagens como: DJ Tony Hits, Eduardo "discotecário" e Luizão da Chic Show contam com detalhes o surgimento dos bailes em São Paulo, encontros na galeria, os grandes eventos no clube do Palmeiras, a explosão de James Brown e o mais legal de tudo: uma verdadeira aula de história sobre as músicas que tocavam na época. É um DVD muito legal para quem quer expandir o conhecimento musical. O documentário termina justamente no ponto em que surge o hip-hop e o rap. Para Mano Brown, essa história deve continuar e ser contada pelos outros e não por ele mesmo!!! 

Botinada -  Dirigido por Gastão Moreira (ex-MTV e Musikaos) o documentário Botinadas retrata a cena do movimento punk no Brasil no final dos anos 70 e início dos anos 80. Muito bem humorado, o filme traz depoimentos de quem participou da cena ou estava diretamente ligada a ela como: João Gordo, Redson (ex-Cólera), Antonio Bivar (Jornalista), Zorro (M-19), Clemente (Inocentes), Ariel (Restos de Nada), Vladi (Ulster), Índio (Condutores de Cadáver) entre outros. Onde começou o movimento, os primeiros discos, as primeiras bandas, a violência, as gangues, a rivalidade entre São Paulo e ABC, os pontos de encontro, os shows, o auge e o declínio. Histórias que não se tornaram tão conhecidas como: o dia em que os punks "invadiram" o Gallery, o Cólera tocando num programa de TV, a gravação do disco ao vivo (Sub) e várias e várias "tretas" com a polícia e a censura que o país ainda vivia com o regime militar. O DVD ainda conta com um bônus (tão bom quanto o filme) com depoimentos de personalidades do movimento punk de outros Estados, além de panfletos, poesias e cartazes históricos de shows que aconteceram na cena punk dos anos 80. 

 Jonestown - Este documentário lançado em 2007 conta a história de Jim Jones, um fanático religioso que fundou uma igreja nos anos 70 que mais tarde se tornaria uma tragédia. Jim nasceu nos Estados Unidos e se mudou para Guiana na América do Sul. Longe das lentes de tv e de qualquer tipo de pressão externa, implantou suas idéias e filosofias oferecendo ao povo mais humilde uma vida em comunidade, sem relações com dinheiro e familiares. O povo aparentemente satisfeito com o novo estilo de vida via Jim como um verdadeiro líder e salvador. Com o passar do tempo Jim começou a perder o controle da situação. A vida prometida nem sempre acontecia como previsto e algumas pessoas começaram a fugir e procurar a imprensa. Sob muita pressão pelo fim da igreja em 1978, em um culto religioso, Jim convenceu mais de 900 pessoas ao suicídio coletivo por envenenamento. O documentário é um relato das pessoas que não beberam o veneno da cerimônia e viveram para contar a história. Uma verdadeira lição a humanidade de como não se comportar diante de falsos líderes religiosos!   

Tempo de Resistência - O melhor documentário nacional sobre os tempos em que o Brasil viveu sob regime militar. Mesmo quem não curte política, o filme vale pela história do nosso país e principalmente aprender com ela o que não devemos repetir no futuro. O documentário foi lançado em 2005 depois do livro com o mesmo nome, escrito por Leopoldo Paulino, que participou do filme dirigido por André Ristum. Ao som de Chico Buarque, imagens e fotos marcantes do Brasil que enquanto assistia aos jogos da copa de 70 saia nas ruas para protestar contra a política atual. Histórias sobre o Golpe de 1964, regime de 1968, AI-5, exílio, prisões, guerrilhas, censura e vários relatos de torturas realizadas pelos militares contra quem se opusesse a eles (esta é a parte mais chocante do filme). Depoimentos comoventes dos "heróis" que lutaram por esse ideal e muito esclarecimento de fatos que ficaram escondidos são trazidos ao público, dando nomes aos "vilões". O documentário é usado em universidades e palestras sem finalidade partidária. Uma página "negra" na história do nosso país que ficou por 15 anos nas mãos erradas!